Num balanço dos resultados das eleições autárquicas de domingo e contabilizando os mandatos das candidaturas isoladas e das coligações, a IL obteve nove vereadores, 90 deputados municipais (dos quais, um presidente da Assembleia Municipal, em Santa Comba Dão) e 178 representantes nas Assembleias de freguesia (três presidentes de junta).
A IL elegeu vereadores em listas próprias em Braga (1) e Castelo Branco (1) e em coligação em Lisboa (2), Porto (2), Coimbra (1) Sintra (1) e Gaia (1) e elegeu os presidentes das juntas de freguesia de Vila Nova (Miranda do Corvo), de Leomil, Mido, Senouras, Aldeia Nova (Almeida) e Campolide (Lisboa).
"A IL tem membros eleitos em todos os distritos e regiões autónomas, exceto em Évora", e em Bragança e Castelo Branco foi a terceira força mais votada, refere fonte do partido.
"Ultrapassou-se o objetivo de triplicar o número de autarcas eleitos", cumprido a meta estabelecida pela líder, Mariana Leitão, que assumiu a presidência da IL após as eleições legislativas.
Em 2021, a câmara elegeu um vereador na lista de Rui Moreira (Porto) e um presidente da Junta (Porto), 30 deputados municipais e 56 membros de assembleias de freguesia.
Segundo os dados do portal das eleições autárquicas, em candidaturas isoladas, a IL obteve, de modo isolado, 49 deputados municipais e 76 eleitos para as assembleias de freguesia.
Em todo o país, a IL apresentou candidaturas a 89 assembleias municipais, 88 câmaras (29 em coligação) e a 558 assembleias de freguesia (368 em coligação).
Leia Também: Autárquicas: PAN celebra vitória das coligações em Coimbra e Sintra