Procurar

Expulsões, agressões e declarações de amor. Os insólitos das Autárquicas

Várias situações caricatas ocorreram este domingo, dia em que os portugueses se dirigiram às urnas para eleger o poder local. De expulsões a agressões, de juntas sem presidente a declarações de amor e até erros nos discursos foram muitos os casos em que os nervos deram lugar a risos nestas eleições autárquicas.

Expulsões, agressões e declarações de amor. Os insólitos das Autárquicas

© Reprodução / Diário de Notícias da Madeira

Natacha Nunes Costa
13/10/2025 12:44 ‧ há 4 horas por Natacha Nunes Costa

Política

Autárquicas

As eleições autárquicas dão sempre azo a muitas situações hilariantes, que o diga Ricardo Araújo Pereira, que nos habituou ao longo dos anos a muitos (e bons) sketches humorísticos inspirados nesta corrida eleitoral.

 

Tal como a campanha, o dia em que os portugueses vão às urnas para eleger o poder local origina situações caricatas, seja durante o ato eleitoral, seja durante a noite, quando os resultados são conhecidos.

E este ano não foi exceção. No decorrer do dia de domingo foram várias as situações reportadas pelos meios de comunicação social que roçaram o insólito.

Na Madeira, o candidato do Chega, José Carlos Gonçalves, que acabou por ser eleito presidente da Câmara Municipal de São Vicente, esteve envolvido numa altercação em plena mesa de voto.

De acordo com o Diário de Notícias da Madeira, tudo aconteceu depois de o delegado do PSD pedir que o então candidato se afastasse da mesa de Lameiros, uma vez que este permanecia junto dos eleitores, alegadamente a tentar influenciar o voto, o que é proibido pela lei eleitoral.

Em resposta a este pedido, o agora autarca terá agredido o delegado social-democrata.

A notícia é acompanhada de um vídeo que mostra José Carlos Gonçalves ao lado de um munícipe e a virar-se de repente e a avançar na direção de alguém que o filmava. O que acontece depois não é claro, mas percebe-se que o candidato do Chega não gostou de ver que estava a ser filmado.

Ao Observador, o autarca eleito garantiu, entretanto, que o episódio "foi deturpado e amplificado de forma injusta".

Candidata do Volt retirada à força da contagem de votos

A candidata do Volt à Assembleia de Freguesia da Misericórdia, em Lisboa, Ksenia Ashrafullina, diz ter sido retirada à força do Liceu Passos Manuel, onde pretendia assistir ao apuramento dos votos das eleições autárquicas.

"Gritaram e não me deixaram observar. Houve um senhor do PSD, que se recusou a dar o nome completo, que me empurrou, tirou de lá e fechou a porta. Ouvi gritos e acusações", relatou à SIC Notícias, acrescentando que tentou fazer queixa ao presidente da mesa, mas foi 'barrada'.

O Volt não tem delegado, mas a Comissão Nacional de Eleições (CNE) explicou ao canal de televisão que os candidatos têm o direito de acompanhar o processo de contagem dos votos, mesmo que o partido não tenha delegado. Ksenia Ashrafullina adianta que vai fazer queixa à CNE sobre o caso.

Candidato ou comentador?

Entretanto, Pedro Frazão, do Chega está a ser alvo de várias brincadeiras nas redes sociais. É que o candidato à Câmara Municipal de Oeiras, ao que parece, estava mais focado em ser comentador do que em disputar a autarquia a que se candidatou.

Enquanto estava em plena noite eleitoral na CNN Portugal, a apontar o dedo ao Bloco de Esquerda e a outros partidos, era derrotado por Isaltino Morais, por uma margem "monumental" (61,94 % vrs 8,48 %), embora tenha sido eleito enquanto vereador.

Declaração de amor

Em Faro, o PS "roubou" a Câmara ao PSD, 12 anos depois. O novo presidente socialista concorreu à câmara da principal da capital de distrito algarvia após cumprir o limite legal de três mandatos consecutivos na presidência do município vizinho de Olhão.

O discurso de vitória de António Miguel Pina ficou marcado não só pelo agradecimento aos munícipes e à sua equipa, como pela declaração de amor à mulher.

"Quero sobretudo agradecer à minha mulher e à minha família, aos meus pais, aos meus filhos, à minha irmã e ao meu cunhado e aos meus enteados, ao João e à Joana e à minha neta, Benedita, pelo apoio noite e dia, estiveram sempre comigo porque esta aventura foi também uma aventura pessoal. Obrigada meu amor, minha Sandra", disse, virando-se para beijar a mulher.

Disputa entre irmãos pela Câmara Municipal de Aveiro

Já em Aveiro dois irmãos disputaram a liderança da autarquia. O social-democrata Luís Souto, professor da Universidade de Aveiro, acabou por vencer a batalha nas urnas, no entanto, vai ter de negociar parcerias com o irmão Alberto Souto, do PS, ou com o Chega, uma vez que não teve maioria absoluta. 

Empates deixam Lamoso e Vila Marim sem presidentes de junta

Um empate técnico entre o MIL (Movimento Independente Por Lamoso) e o PPD/PSD/CDS, ambos com 34,43 % dos votos deixou a junta de freguesia de Lamoso, em Paços de Ferreira, Porto, sem presidente (pelo menos para já).

O mesmo ocorreu na freguesia de Vila Marim, no distrito de Vila Real. PS e PSD ficaram empatados com 45,47% dos votos.

Presidente eleito em Vila Nova de Poiares pôs-se a caminho de Fátima

O presidente eleito da Câmara de Vila Nova de Poiares, que conquistou o município ao PS pelo movimento Poiares a Sério (PSR), celebrou a vitória com uma peregrinação a Fátima. A chegada estava prevista para as 12h00 desta segunda-feira.

"Estou a caminho de Fátima", disse à agência Lusa Nuno Neves, revelando que "foi uma promessa" que fez a si próprio".

Presidente eleito em Vila Nova de Poiares pôs-se a caminho de Fátima

Presidente eleito em Vila Nova de Poiares pôs-se a caminho de Fátima

O presidente eleito da Câmara de Vila Nova de Poiares, que conquistou o município ao PS pelo movimento Poiares a Sério (PSR), celebrou a vitória com uma peregrinação a Fátima, onde espera chegar antes das 12:00 de segunda-feira.

Lusa | 23:35 - 12/10/2025

AD quer impugnar votação nas Caldas: "Vídeos a mexerem nas urnas"

A candidatura da Aliança Democrática (AD) à Câmara das Caldas da Rainha, vai pedir a impugnação do ato eleitoral neste concelho, alegando que foram violadas urnas em pelo menos três mesas do voto.

O cabeça de lista da coligação, o social-democrata Hugo Oliveira, disse à agência Lusa que na freguesia de Nossa Senhora do Pópulo [que tem o maior número de eleitores do concelho] foram violadas, pelo menos, urnas em três mesas de voto".

O também deputado afirmou ter "fotos, vídeos e testemunhas" de que as urnas terão sido abertas "para mexer lá dentro", já depois de ali terem sido colocados votos.

"Temos vídeos com pessoas a mexerem dentro das urnas", sublinhou, considerando tratar-se de "uma irregularidade insanável" que leva a candidatura a impugnar as eleições no concelho das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria.

AD quer impugnar votação nas Caldas:

AD quer impugnar votação nas Caldas: "Temos vídeos a mexerem nas urnas"

A candidatura da Aliança Democrática (AD) à Câmara das Caldas da Rainha, vai pedir a impugnação do ato eleitoral neste concelho, alegando que foram violadas urnas em pelo menos três mesas do voto.

Lusa | 01:53 - 13/10/2025

Ana Abrunhosa troca Coimbra por Lisboa em discurso de vitória

Entretanto, nas redes sociais, está a ser partilhado um vídeo com uma gafe de Ana Abrunhosa, que foi a protagonista de uma das grandes surpresas da noite.

A antiga ministra socialista da Coesão Territorial conquistou a Câmara Municipal de Coimbra. No entanto, no seu discurso de vitória, trocou Coimbra por Lisboa e a internet não perdoou.

"Vale a pena ficar em Lisboa", disse quando queria dizer: "Vale a pena ficar por Coimbra".  Vão ser 4 anos complicados para vocês", brincou uma internauta.

Leia Também: PSD foi o vencedor da noite, mas o PS "voltou". E o Chega? Ficou aquém 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10