A noite eleitoral de domingo, 12 de outubro, foi longa. Foram vários os concelhos do país com corridas taco a taco e com empates técnicos, como por exemplo Lisboa, Porto e Sintra, onde socialistas e social-democratas estiveram até ao último minuto com a respiração em suspenso.
Contados os votos, o resultados reveleram que os portugueses continuam a preferir PSD e PS em frente do poder local. O partido chefiado por Luís Montenegro conquistou 136 câmaras (algumas das quais em coligação), enquanto o liderado por José Luís Carneiro ficou à frente de 128 (duas das quais em coligação). A CDU teve o pior resultado de sempre, ficando com 12 câmaras. Já o Chega, que queria 60, alcançou apenas três.
Este ano, os eleitores foram chamados às urnas para escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, em três diferentes boletins de voto.
A abstenção, apesar de ainda ser de 40,74%, é a menor desde 2005, mais de cinco pontos percentuais abaixo da registada há quatro anos.
Se ainda não sabe quem ganhou no seu concelho ou freguesia ou simplesmente está curioso com o mapa eleitoral pode verificar todos os resultados aqui.
Leia Também: PSD foi o vencedor da noite, mas o PS "voltou". E o Chega? Ficou aquém