Procurar

CDU diz ter ampliado resultado face a Legislativas de maio

A dirigente do PCP Carina Castro afirmou hoje que a CDU conseguiu ampliar o seu resultado quando comparado com as eleições legislativas de maio, mas ressalvou que falta agora apurar se isso se traduz na conquista de câmaras.

CDU diz ter ampliado resultado face a Legislativas de maio

© Lusa

Lusa
12/10/2025 20:47 ‧ há 5 horas por Lusa

Política

CDU

Em declarações aos jornalistas num hotel em Lisboa onde está a decorrer a noite eleitoral da CDU, Carina Castro disse que é preciso esperar pelos resultados finais, mas referiu que a coligação, para conseguir obter maiorias e presidências de câmara, teria de ter "uma ampliação muito significativa" do seu resultado relativamente às eleições legislativas de maio.

 

"Nós sentimos que essa ampliação se verificou. Importa agora, em todos os casos, constatar se é suficiente para se traduzir em maiorias e presidências de câmara, e também na conquista de maiorias e presidências em novos municípios", disse a membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.

Questionado sobre o caso concreto de Setúbal, que a CDU geria desde 2001 mas onde, segundo as primeiras projeções, ficará em quarto lugar nestas autárquicas, Carina Castro disse que estas eleições foram travadas num contexto em que "muitos elementos contaram e influenciaram o resultado" que se vai verificar agora.

"É evidente que, se o resultado for esse que se aponta, mantemos preocupação relativamente ao futuro dos destinos desse concelho, mas evidentemente temos de aguardar os resultados", referiu.

Interrogada se as projeções de Lisboa, que dão um empate técnico entre Carlos Moedas e Alexandra Leitão, não reforçam a tese de que o PCP deveria ter aceitado uma coligação com o PS, Carina Castro respondeu que, se as forças que se juntaram ao PS na capital (Livre, BE e PAN), tivessem mantido o resultado de há quatro anos teriam "votos suficientes para vencer face ao resultado que PSD e IL tiveram nas últimas eleições".

"E, portanto, eu diria que bastaria aguentarem o resultado de há quatro anos para que isso fosse suficiente. Esses são os dados que temos e são bastante autoexplicativos", disse.

Relativamente ao facto de as projeções indicarem que a CDU terá ficado à frente do Chega em Lisboa, Carina Castro disse que os cidadãos da capital esperam que "se abra um caminho para uma alternativa que rompa com um rumo que tem dado cabo das suas vidas, que tem expulso muita gente desta cidade".

"Nós pautámos a nossa campanha para apontar esses caminhos de alternativa e de acumulação de forças para que essa alternativa se consolide no futuro de Lisboa. Creio que a construção e o reforço dessa alternativa será assim um sinal de confiança para todos os cidadãos deste município", disse.

Leia Também: PS "animado com perspetivas" eleitorais diz que partido "está de volta"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10