O presidente do Chega, André Ventura, disse, esta sexta-feira, que a sua conta na rede social TikTok poderá ser banida devido ao conteúdos de alguns vídeos partilhados na plataforma.
"O TikTok quer aparentemente banir a minha conta por causa dos vídeos sobre ciganos e sobre o Charlie Kirk. Isto é uma censura pura e dura, é cancelamento político inadmissível", escreveu na rede social X (antigo Twitter), onde é possível ver também uma imagem da sua conta no TikTok.
Na captura de ecrã está o perfil de André Ventura e abaixo do seu 'username' surge a seguinte frase: "Advertência de banimento de conta".
O TikTok quer aparentemente banir a minha conta por causa dos vídeos sobre ciganos e sobre o Charlie Kirk. Isto é censura pura e dura, é cancelamento político inadmissível! pic.twitter.com/sLDjXbh2tB
— André Ventura (@AndreCVentura) October 10, 2025
O Notícias ao Minuto contactou a empresa TikTok, questionando se confirmava alguma ação conta esta conta em particular.
No comunicado enviado, o porta-voz do TikTok refere que "todas as contas estão sujeitas às nossas Regras da Comunidade (Community Guidelines, em inglês) e que o conteúdo que as viola é tratado em conformidade".
"Reconhecemos o papel importante que as contas de governos, políticos e partidos políticos desempenham nos processos cívicos e na vida pública, e aplicamos um conjunto específico de restrições a essas contas em casos de múltiplas infrações, em linha com o nosso compromisso com os direitos humanos e liberdade de expressão", pode ler-se, não referindo a conta de André Ventura em particular.
Leia Também: Ventura apela a eleitores de Direita que concentrem votos no Chega