Procurar

IL questiona Governo sobre situação de trabalhadores portugueses nas Lajes

A Iniciativa Liberal (IL) questionou o Governo sobre a situação laboral dos trabalhadores portugueses ao serviço do destacamento militar norte-americano na Base das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, divulgou hoje o partido.

IL questiona Governo sobre situação de trabalhadores portugueses nas Lajes

© Kurt Mendonça / Facebook / Asas dos Açores

Lusa
10/10/2025 19:39 ‧ há 4 horas por Lusa

Segundo um comunicado da IL, o deputado Rodrigo Saraiva dirigiu uma pergunta ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Assembleia da República, sobre a situação laboral destes trabalhadores que, "para além de não terem sentido, ainda, as atualizações salariais, estão com pagamentos suspensos".

 

"Os representantes dos trabalhadores da Base das Lajes denunciaram publicamente uma situação laboral de elevada gravidade, marcada pela ausência de aumentos salariais em 2025, pela paralisação dos trabalhos da Comissão Laboral e da Comissão Bilateral, pela incerteza quanto ao futuro dos trabalhadores temporários e pelo impasse institucional decorrente do atual 'shutdown' norte-americano que leva a que existam salários em atraso", referiu.

Rodrigo Saraiva quer saber "porque motivos não reúnem as Comissões Laboral e Bilateral previstas no Acordo de Cooperação e Defesa assinado entre Portugal e os Estados Unidos da América (EUA) em 1995, que medidas estão previstas por parte do Estado Português para assegurar a atualização salarial (que deveria ter acontecido em julho passado) e, entre outras [questões], para quando se prevê que sejam regularizados os salários em atraso".

Para a IL, "a ausência de reuniões e de progresso nas negociações, compromete não apenas a estabilidade laboral e os direitos dos trabalhadores portugueses, mas também o bom funcionamento das relações bilaterais".

"Este impasse institucional surge num momento particularmente sensível nas relações laborais associadas à Base das Lajes, podendo estar relacionado com o contexto orçamental norte-americano", alerta.

O parlamentar refere, ainda, que, em anos anteriores, "situações semelhantes não impediram a atualização salarial dos trabalhadores portugueses, nem a realização das reuniões previstas".

Assim, Rodrigo Saraiva pergunta se o Governo está a acompanhar de "forma ativa" a situação laboral na Base das Lajes e que contactos bilaterais "já foram realizados com as autoridades norte-americanas sobre esta matéria e com que resultados".

Que medidas pretende o Governo adotar para "assegurar a atualização salarial dos trabalhadores da FEUSAÇORES em 2025" e que passos estão a ser dados "para garantir a proteção dos direitos e a estabilidade laboral dos trabalhadores temporários" na Base das Lajes, são outras das questões.

A Comissão Representativa dos Trabalhadores das Forças dos Estados Unidos Estacionadas nos Açores revelou na quinta-feira que os trabalhadores portugueses ao serviço do contingente militar norte-americano na Base das Lajes, estão sem o aumento salarial anual e desconhecem o futuro dos colegas temporários.

Portugal e os Estados Unidos possuem um acordo bilateral de defesa e cooperação que permite aos norte-americanos usufruírem de facilidades militares na Base das Lajes, onde trabalha um efetivo civil português.

Leia Também: Trabalhadores portugueses ao serviço dos EUA nas Lajes sem salário atualizado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10