"Não esqueço, e respeito, que pessoas que estiveram comigo nestes 12 anos, concorram em quatro candidaturas diferentes. O nosso projecto está concluído. Chegou ao fim", disse hoje Rui Moreira na sua página pessoal da rede social Facebook, numa publicação aberta.
Rui Moreira deixa ainda claro que não apoia "nem pública nem intimamente - qualquer candidatura" às eleições autárquicas de domingo, após o atual vice-presidente da autarquia e cabeça de lista do movimento independente Fazer à Porto, Filipe Araújo, ter dito ao Observador que "intimamente" sempre sentiu o apoio de Rui Moreira.
"Mantenho a minha posição de neutralidade e independência, como sempre defendi e pratiquei, apelando a todos os cidadãos que votem em quem mais acreditam para fazer do Porto uma cidade ainda melhor", refere na publicação.
Revelando que tem "estado atento aos últimos dias da campanha autárquica no Porto", Rui Moreira diz ser "justo reconhecer o empenho e a energia democrática de quem acredita na cidade, e quer contribuir para o seu futuro".
"Ainda assim, multiplicam-se os ataques gratuitos dos populistas reconvertidos e também as apropriações indevidas de um trabalho que eu, o meu executivo e os serviços municipais desenvolvemos ao longo de 12 anos, com dedicação, transparência e sentido de serviço público", criticou.
O autarca reconheceu que "nem tudo foi concretizado" nos três mandatos em que esteve à frente da autarquia, mas refere que cumpriu.
"O Porto cinzento que herdámos já não existe e, vejam lá, tivemos cultura com boas contas... Agora, vem aí um tempo novo", frisou.
Na sua atual equipa de vereadores, Catarina Araújo integra as listas do PSD/CDS-PP/IL, Fernando Paulo as listas do PS e Filipe Araújo (vice-presidente) lidera uma candidatura independente, além de outros vários adjuntos e membros de empresas municipais se espalharem pelas várias candidaturas às eleições de domingo.
Concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU - coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (Fazer à Porto - independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).
O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.
Leia Também: Moreira sublinha que não podia haver "veto de gaveta" a obras do metrobus