Pouco depois das 18 horas, Mariana Leitão encontrou-se com o candidato Pedro Duarte perto da Estação de São Bento e desceu até depois da rua das Flores, entre tambores e música animada, numa curta procissão liderada por jornalistas que visavam os dois políticos.
Benjamin veio de Portland (EUA), olhou para o barulho da campanha e questionou os jornalistas: "Estamos bem aqui?"
Mas o foco eram os poucos eleitores que circulavam na zona como Amílcar, proprietário de uma loja, a quem Pedro Duarte apresentou Mariana Leitão.
"Apresento-lhe a nossa amiga, é a presidente da Iniciativa Liberal", disse Pedro Duarte, levando Mariana Leitão a cumprimentar Amílcar.
Mas o barulho e a rapidez do contacto não permitiu ao octogenário recordar-se instantes depois. "É uma senhora do PSD, não é? É muito simpática", respondeu à Lusa.
Descontraída e a aproveitar o ritmo da música, Mariana Leitão insistiu em ir a alguns pontos mais turísticos, mas em vez de falar com os turistas preferiu os funcionários, surpreendidos pela avalanche de jornalistas que acompanhavam a arruada que assinala a coligação da IL com a candidatura "O Porto Somos Nós", de Pedro Duarte.
Maria e Ismael compunham peças em filigrana de prata e os dois políticos ficaram um pouco a apreciar a obra.
"Isto é maravilhoso, Maria", é "espetacular", comentou Mariana Leitão e Pedro Duarte acrescentou: "é um trabalho de precisão que, para mim, é impossível".
Mais abaixo, na Chaminé da Mota, Isabel Chaminé cumprimentou o amigo Pedro Duarte, que lhe apresentou a "senhora da Iniciativa Liberal" à dona de "uma livraria emblemática do Porto".
"Para a semana, depois das eleições venho cá. Ou melhor, quando tomar posse", ainda disse Pedro Duarte.
À porta de outra loja, Torcato Oliveira perguntou a Pedro Duarte: "É a campanha do PSD?"
"É PSD e Iniciativa Liberal, aqui com a doutora Mariana Leitão", respondeu o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares.
No final, à Lusa, Torcato Oliveira comenta a quantidade de pessoas à frente das câmaras de televisão e jornalistas que passou pela sua loja: "A ele conheço-o, é um político. Mas não sabia quem ela era", referindo-se à recém-eleita líder liberal.
Contudo, de uma coisa tem a certeza, não irá votar em Pedro Duarte. "Sou de Gondomar", disse. "E acho que lá vai ganhar o PS", acrescentou, contrariando as expectativas de PSD e IL que também concorrem coligados no concelho vizinho.
Alheio aos votos, Benjamin sorri quando desafiado a comentar os políticos, jornalistas, militantes e apoiantes que passaram pela rua das Flores.
"É mais animado e parece ser mais saudável do que aquilo que eu tenho lá em casa", disse, na rua do Porto, o turista que veio de Portland, para cujas ruas o presidente Donald Trump quer enviar militares.
Leia Também: Pedro Duarte rejeita falar com Chega e não afasta "acordos pontuais" com PS