A caravana nacional do Chega fez hoje a única paragem no distrito de Santarém durante a campanha para as eleições autárquicas de domingo, para uma arruada ao final da tarde, a mais participada até agora.
O líder do partido foi recebido efusivamente, com cornetas e gritos de "Ventura, Ventura", "Chega, Chega", "Ventura vai em frente, tens aqui a tua gente", "vitória, vitória", ou "salta André, olé, olé".
"Vamos ganhar", ia respondendo o líder do partido.
Aos jornalistas, André Ventura disse esperar que no domingo aconteça "o fenómeno do Entroncamento", concelho que o partido venceu nas últimas eleições legislativas, em maio.
"Já ganhámos nas legislativas, vamos ganhar agora também nas autárquicas", defendeu.
A arruada começou perto da Câmara Municipal do Entroncamento, que o Chega espera que passe a ser liderada pelo candidato Nelson Cunha, e terminou junto à estação ferroviária, onde aguardava um autocarro decorado com símbolos do partido.
O veículo estava decorado com fotografias de vários candidatos, ao lado da do líder, e a inscrição "a limpeza necessária".
Pelo caminho, houve uma pausa para tomar um café, que André Ventura fez questão de o adoçar.
Questionado se o açúcar seria para dar a energia necessária para aguentar até ao final da campanha eleitoral, o presidente do Chega disse ter suficiente.
"Não, eu não preciso de energia, espero eu, ara acabar a campanha. Acho que vai correr bem. Está a correr muito bem e acho que vai correr muito bem", afirmou.
O candidato explicou a Ventura que se tratava de um negócio recente, de jovens empreendedores, e aproveitou para dizer que o Entroncamento precisa de "malta jovem" e de uma "dinâmica comercial" para "reviver" o concelho.
"O que nós queremos é acordar que esta cidade tem sido uma cidade dormitório", salientou Nelson Cunha.
Ao longo do percurso, o candidato do Chega à presidência da Câmara Municipal do Entroncamento ia explicando a André Ventura alguns dos problemas do concelho e as soluções que a sua candidatura apresenta, mas ia sendo constantemente interrompido por pessoas que abordavam o líder do partido para o cumprimentar e pedir uma fotografia ou um autógrafo.
Nelson Cunha defendeu que a Polícia Municipal passe a andar armada, como forma de aumentar a segurança no concelho.
"O fator primordial para conseguirmos criar mais dinâmica comercial será claramente a segurança. É isto que nós vamos empenhar, vai ser medida bandeira", indicou.
No final da arruada, líder e candidato subiram ao autocarro para saudar os presentes, deram vivas e cantaram o hino nacional.
Leia Também: Ventura considera grave possível inquérito à Spinumviva