Procurar

Carneiro defende "estabilidade" e avisa: "Política é imprevisível"

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, defendeu hoje estabilidade no país, mas avisou que "a política tem muita imprevisibilidade" e é preciso preparação para todos os cenários, considerando difícil avaliar se haverá eleições antecipadas.

Carneiro defende "estabilidade" e avisa: "Política é imprevisível"

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
07/10/2025 19:08 ‧ há 2 horas por Lusa

Política

PS

"Sabe que a política tem muita imprevisibilidade e agora nós temos que estar preparados para todos os cenários", respondeu o líder do PS aos jornalistas durante uma viagem num barco de pesca ao largo da costa de Sesimbra, distrito de Setúbal, uma ação de campanha para as eleições autárquicas.

 

Questionado sobre se prevê eleições antecipadas antes do final da legislatura, José Luís Carneiro disse ser "difícil, nesta altura, fazer essa avaliação".

"Todos nós gostaríamos que a maioria absoluta tivesse chegado ao fim e não chegou ao fim por razões diversas e inopinadas que ninguém previa que pudessem acontecer. Tem que estar sempre preparado e ter uma alternativa credível para que em todas as áreas sejamos capazes de mostrar e dar provas de serviço às populações", defendeu.

O líder do PS insistiu na ideia de que por ele "haverá estabilidade política" porque é disso que país precisa.

"Nós temos um rumo e esse rumo trata-se de afirmar uma alternativa credível e sólida ao Governo e nós temos vindo a afirmá-la, como é patente para todos", considerou.

Os socialistas, segundo Carneiro, têm sido críticos naquilo que têm que ser, "mas simultaneamente mostrar que é possível apresentar alternativas sólidas e credíveis, contrariamente a outras oposições".

Ao leme da embarcação "Mestre Manso" e com o mestre ao lado, o secretário-geral elogiou a tranquilidade ao anfitrião e comparou-se a ele.

"É um mestre muito tranquilo. É muito parecido com o secretário-geral do PS", afirmou.

Considerando que "neste momento o país está tranquilo", Carneiro lembrou que foi ministro da Administração Interna, "uma das pastas mais intranquilas de todas" para a qual é precisa a sua serenidade.

"É a chamada boa mansidão, a força serena. A força serena que é do mestre Manso, e também a minha força, a força tranquila", comparou.

Na opinião do líder do PS, a sua liderança está permitir que o partido se esteja "a reencontrar com os portugueses".

[Notícia atualizada às 19h15]

Leia Também: Anunciar medidas em campanha? "Descarada falta de isenção", diz Carneiro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10