"Aquilo que o Volt defende no Porto está em linha com outras propostas, que é espaços verdes, estradas com uma mobilidade muito mais suave, muito mais verde também, portanto, carros elétricos se tiver que ser, mas principalmente a bicicleta e os transportes públicos, neste caso já estão a gás e hidrogénio, portanto, vai melhorando também", disse hoje à Lusa o cabeça de lista do partido ao Porto.
Guilherme Alexandre falava antes de ir correr pela Foz do Douro em conjunto com membros de um clube de corrida da cidade, o Can Run Club Porto, que indicou que representa as pessoas que têm "mais simpatia" com o seu partido, por se tratar de "malta jovem, instruída e que gosta de ter um estilo de vida ativo".
"Nós vimos muitas vezes aqui para marginal, porque conseguimos correr em alguns jardins, correr à beira do Parque da Cidade, há um ar um bocado mais limpo, há um pouco menos de carros (...). Já corremos também nos Aliados, não só temos que parar nas passadeiras várias vezes, mas também há sempre um ar poluído", apontou o candidato, que lamentou que haja várias zonas da cidade em que o ar é "perigoso" para os grupos vulneráveis e para quem faz desporto.
Para o cabeça de lista do Volt, há "bons" espaços verdes no Porto, mas que "não estão bem divididos pelas freguesias".
"O Parque da Cidade é incrível, há o Parque Oriental também que, infelizmente, não está muito bem cuidado, e depois há algum conjunto de jardins e parques pelo caminho, mas não estão unidos entre si", apontou.
Guilherme Alexandre Jorge defende que a autarquia continue a apoiar os clubes desportivos da cidade, mas não vê que seja necessário apoiar estes grupos mais orgânicos, como os clubes de corrida, mas aponta que deve "perceber quais são os desafios que estes grupos de pessoas enfrentam".
A par de espaços para a prática de desporto ao ar livre, o candidato exigiu "mais espaço para os idosos jogarem xadrez, jogarem gamão, jogarem cartas ou simplesmente estarem a conversar", para promover o convívio.
Ainda ao nível da saúde, prometeu melhorar os centros de saúde existentes no concelho.
Concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU - coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (Fazer à Porto - independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).
O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.
As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.
Leia Também: "Estamos a crescer e a construir uma grande vitória no dia 12", diz Raimundo