Procurar

Santos Silva, César, Medina, Vieira da Silva juntam-se a Carneiro na campanha

O antigo presidente do parlamento Santos Silva, o presidente do PS, Carlos César, e os ex-ministros Vieira da Silva, Fernando Medina e Duarte Cordeiro são algumas das figuras que vão entrar na campanha autárquica socialista.

Santos Silva, César, Medina, Vieira da Silva juntam-se a Carneiro na campanha

© Horacio Villalobos#Corbis/Getty Images

Lusa
03/10/2025 18:52 ‧ há 5 horas por Lusa

Política

Autárquicas

Segundo informação adiantada à Lusa por fonte oficial do PS, na segunda semana da campanha para as autárquicas, o secretário-geral do partido, José Luís Carneiro, contará com vários nomes socialistas em diferentes pontos da caravana.

 

O primeiro será já no sábado, num jantar comício em Santarém que contará com a participação do ex-ministro José António Vieira da Silva.

No dia seguinte, numa ação de campanha ao final da manhã em Matosinhos, será a vez do ex-presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva juntar-se a José Luís Carneiro, enquanto à tarde, em Guimarães, será a vez do ex-ministro e ex-presidente da Câmara de Lisboa Fernando Medina.

Ao longo da semana também o presidente do PS, Carlos César, os ex-ministros Mariana Vieira da Silva e Duarte Cordeiro, o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias e os eurodeputados Francisco Assis e Marta Temido estarão em diferentes momentos junto do secretário-geral do PS na sua volta ao país.

Estas são as primeiras eleições de José Luís Carneiro como secretário-geral do PS.

Nestas eleições, segundo os dados disponibilizados pelo partido, o PS concorre em 306 dos 308 municípios (apenas não se apresenta em Vizela e em Santana), a esmagadora maioria em listas sozinho.

Exceção às candidaturas que apresenta sozinho é o caso das 13 coligações que o PS lidera às câmaras municipais - como é exemplo Lisboa, Sintra, Braga ou Coimbra - e o apoio a oito grupos de cidadãos eleitores.

Quando o país foi às urnas para as últimas autárquicas, em 2021, a situação do PS era bastante diferente já que, então liderado por António Costa, estava no Governo.

O PS venceu essas eleições, tendo então conquistado 149 câmaras (uma delas em coligação com o Livre), 1.285 presidências de junta de freguesia e 163 lideranças de assembleias municipais.

Os socialistas lideram atualmente a ANMP e a ANAFRE, um objetivo que José Luís Carneiro já assumiu para estas eleições nas quais se mostra convicto na vitória.

Leia Também: AO MINUTO: "Espero fiquem com grande melão"; Moedas agradece apoio da IL

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10