Na sua única paragem no Algarve durante o período oficial de campanha autárquica, Paulo Raimundo esteve esta manhã em Faro, para participar numa arruada, onde, logo no início, se cruzou com o último vereador da CDU nesta cidade: António Mendonça, que assumiu o mandato entre 2013 e 2017.
Após cumprimentos, António Mendonça aproveitou a ocasião para passar o testemunho ao novo candidato da coligação, o advogado Duarte Baltazar.
"Estou convencido que vai assumir [a responsabilidade] e vai ser um bom vereador. Estamos confiantes e determinados que vamos lá chegar", disse a Paulo Raimundo António Mendonça, com o secretário-geral do PCP a afirmar que não tem "dúvidas nenhumas" de que Duarte Baltazar será um bom vereador.
Aos jornalistas, Paulo Raimundo disse que estava "dado o mote" para a sua breve incursão pelo Algarve: recuperar o vereador que a CDU não consegue eleger em Faro desde 2017.
Ao longo do percurso, Paulo Raimundo e Duarte Baltazar foram distribuindo folhetos, entrando em estabelecimentos comerciais e conversando com alguns transeuntes. Num dos cafés onde entrou, o secretário-geral do PCP cruzou-se com uma senhora que lhe perguntou porque haveria de votar na CDU, uma vez que "os políticos são todos iguais".
"Essa carapuça de serem todos iguais, eu não a vou enfiar. Mas eu percebo a sua opinião", disse, com a senhora a responder-lhe que pode não a enfiar, "mas sabe que é verdade".
"Eu não acredito nisso. Mal de nós se fosse assim", respondeu o secretário-geral do PCP, num distrito onde o Chega ficou em primeiro lugar destacado nas últimas eleições legislativas, com quase 34% dos votos, mas onde Paulo Raimundo se recusou a falar sobre o partido, remetendo quaisquer declarações sobre o assunto para uma visita que irá fazer esta tarde à vila alentejana de Moura, onde André Ventura foi eleito deputado municipal, mas faltou a 30 reuniões.
Mais à frente nesta arruada, o secretário-geral do PCP cruzou-se com dois jovens estudantes da universidade de Faro: Júlio, que está a estudar ciências biomédicas laboratoriais, queixou-se do estado dos transportes no Algarve e de não ter dinheiro para conseguir arranjar casa.
"Nós não vamos prometer resolver tudo", respondeu-lhe Paulo Raimundo, mas salientou que o objetivo da CDU é conseguir eleger Duarte Balazar como vereador em Faro para que "esses problemas passem a ter voz na Câmara Municipal".
No final da arruada, perante algumas dezenas de apoiantes da CDU que o tinham acompanhado, Paulo Raimundo pediu aos militantes para não se deixarem intimidar pela "propaganda e os meios" que têm sido utilizados pelos adversários.
O secretário-geral do PCP advertiu que a população de Faro está a "ser empurrada para três aparentes caminhos distintos, mas que vão dar todos ao mesmo princípio e opção", numa alusão às candidaturas de Cristóvão Norte (PSD/IL/CDS-PP/PAN), António Miguel Pina (PS) e Pedro Pinto (Chega).
"Era só o que faltava que a população do concelho de Faro estivesse destinada a três caminhos que vão dar, na prática, ao mesmo sítio, à especulação, ao negócio, ao serviço de uma política autárquica em função de interesses de uns poucos. Aqui estamos para ser alternativa a esses três caminhos", referiu.
Paulo Raimundo salientou que, nos últimos oito anos, a autarquia, gerida pelo PSD, só tem levado por diante "negócio, especulação" e apertou "a vida da maioria", defendendo que é necessário eleger um vereador da CDU para que a "voz do povo" seja representada na Câmara Municipal.
"Não nos deixemos abater pela propaganda, ilusão, pela mentira, pela demagogia e pelo ódio dos outros", pediu.
Leia Também: Raimundo avisa: CDU é alternativa em Sintra perante "trio da vida airada"