Procurar

Líder da IL ao lado de Moedas contra "frente de esquerda radical" em Lisboa

A presidente da Iniciativa Liberal (IL) justificou hoje o apoio do partido a Carlos Moedas na recandidatura à Câmara de Lisboa para derrotar aquilo que classificou como uma "frente de esquerda radical" liderada pelo PS.

Líder da IL ao lado de Moedas contra "frente de esquerda radical" em Lisboa

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
03/10/2025 13:32 ‧ há 3 dias por Lusa

Política

Autárquicas

Mariana Leitão acompanhou Carlos Moedas numa ação de campanha entre o Campo Pequeno e o Saldanha, em Lisboa, e, ao lado do presidente da Câmara de Lisboa, disse que a coligação "Por ti, Lisboa" representa valores liberais nas quais a IL se revê.

 

"Vim dar todo o meu apoio a esta candidatura ao Carlos Moedas, a todas as pessoas que compõem esta candidatura" e "tenho confiança absoluta de que os lisboetas não querem voltar a ter uma Câmara governada por uma frente de esquerda, ainda por cima uma frente esquerda que cada vez se apresenta como mais radical", afirmou Mariana Leitão.

A candidatura de Carlos Moedas é "uma candidatura moderada, com propostas concretas objetivas para resolver os problemas dos lisboetas", acrescentou a líder liberal, destacando que o social-democrata integrou quadros da IL nas listas e discutiu políticas.

O objetivo é "garantir, com todo o nosso apoio, que Lisboa não fica entregue a uma frente de esquerda radical que obviamente já sabemos pelo passado que criou inúmeros problemas não só em Lisboa, mas um pouco por todo o país" e que "tem uma obsessão ideológica contra os privados", preferindo-os "estigmatizar, em vez de poder contar com eles", afirmou Mariana Leitão.

Há quatro anos, a IL recusou fazer parte da coligação, mas Mariana Leitão recusa que esta associação a Carlos Moedas tenha a ver com promessas de lugares, com os liberais a terem o quarto e oitavo lugar na lista de vereação.

"Isto não tem absolutamente nada a ver com cargos, isto tem com ideias, com as nossas propostas, com as nossas ideias que neste momento fazem parte de um programa que foi muito discutido entre a Iniciativa Liberal e Carlos Moedas" e "onde conseguimos, de facto, pôr propostas como o Presidente Carlos Moedas acabou de referir que são muitíssimo importantes para os lisboetas", acrescentou Mariana Leitão, salientando que cabe às estruturas locais a decisão sobre as candidaturas autárquicas.

"Aquilo que nós queremos é resolver os problemas das pessoas e é isso que estamos a fazer aqui em Lisboa", disse, salientando que, no caso da capital, "Carlos Moedas tem sido, sem dúvida, um excelente intérprete de políticas liberais, tanto que incluiu várias delas no programa que apresenta nestas eleições".

[Notícia atualizada às 13h38]

Leia Também: AO MINUTO: "Entregues à sua sorte"; Moedas? Lisboa "parecia Damasco"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10