Procurar

PCP quer ouvir Rangel e Nuno Melo no Parlamento sobre aviões nas Lajes

O PCP pediu hoje a audição parlamentar dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional sobre os aviões norte-americanos que aterraram na Base das Lajes destinados a Israel, anunciou o secretário-geral do partido, que recusou pedir já demissões.

PCP quer ouvir Rangel e Nuno Melo no Parlamento sobre aviões nas Lajes

© Lusa

Lusa
03/10/2025 12:20 ‧ há 6 dias por Lusa

Em declarações aos jornalistas durante uma arruada em Faro, Paulo Raimundo defendeu que Portugal "é um país soberano" e "não se pode dar ao luxo" de deixar que aviões, em particular dos Estados Unidos, aterrem em solo nacional "sem autorização".

 

"Alguém vai ter de explicar isso e é exatamente porque alguém vai ter de explicar isso que nós chamámos à Assembleia da República quer o ministro dos Negócios Estrangeiros, quer o ministro da Defesa", anunciou Paulo Raimundo.

O secretário-geral do PCP defendeu que "não vale a pena eles estarem a sacudir as responsabilidades um para o outro", porque a "responsabilidade é do Governo" e, portanto, "o Governo vai ter de explicar".

Questionado se lhe parece que o ministro da Defesa Nacional se deveria demitir, como sugeriu o porta-voz do Livre, Rui Tavares, Paulo Raimundo considerou que estar agora a "precipitar a consequência da demissão" de Nuno Melo só teria "uma consequência".

"Deixava de ter explicar aquilo que aconteceu e nós não queremos que ele deixe de explicar. Vai ter de explicar o ministro da Defesa e vai ter de explicar o ministro dos Negócios Estrangeiros", afirmou.

Paulo Raimundo recordou que "já não é a primeira vez que acontece" uma situação desta natureza, numa alusão a um barco com pavilhão português que, em outubro de 2024, transportava material explosivo para Israel, salientando que Portugal não pode ser uma "república das bananas".

"Inaugurei aqui no Algarve uma expressão que tenho repetido várias vezes, já me têm ouvido, que é que Portugal não pode ser transformado num 'resort' turístico, ainda que seja importante o turismo, nem muito menos numa república das bananas. E, portanto, isso não pode acontecer", defendeu.

Entretanto, em dois requerimentos entregues na Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do PCP considera que a aterragem de aviões norte-americanos na Base das Lajes "vêm demonstrar, mais uma vez, a cumplicidade do Governo PSD/CDS nos crimes que Israel vem praticando com o patrocínio dos Estados Unidos da América e da União Europeia (UE)".

"Perante a situação inaceitável que está colocada, o Grupo Parlamentar do PCP vem requerer a realização com urgência" de audições parlamentares a Paulo Rangel e Nuno Melo, lê-se nos requerimentos.

De acordo com um comunicado divulgado esta quinta-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), tutelado por Paulo Rangel, três aeronaves norte-americanas fizeram uma escala na base açoriana das Lajes com destino a Israel, sem comunicação prévia ao Governo português, uma "falha de procedimento" sobre a qual o chefe da diplomacia portuguesa quer apurar responsabilidades.

A nota refere que esta operação teve "comunicação e autorização tácita (isto é, por decurso do prazo respetivo)" e a comunicação tinha já parecer favorável da AAN (Autoridade Aeronáutica Nacional), que depende do Ministério da Defesa Nacional, tutelado por Nuno Melo.

O MNE realça que "a escala e sobrevoo de três aeronaves americanas para entrega a Israel", ocorrida em 22 de abril, não significa que "tenha sido estritamente violado o compromisso assumido pelo Ministério ou pelo Governo nesta matéria", referindo-se ao embargo à venda de armas e passagem pelo território nacional de material militar para Israel, determinado pelo executivo de Luís Montenegro.

[Notícia atualizada às 13h14]

Leia Também: Raimundo avisa: CDU é alternativa em Sintra perante "trio da vida airada"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10