O social-democrata substituiu esta quinta-feira o líder do partido, Luís Montenegro, na campanha autárquica na Covilhã e Belmonte, no distrito de Castelo Branco, bem como em Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, três municípios que o PSD perdeu para o PS.
Em declarações à agência Lusa, Sebastião Bugalho disse que a mensagem que trouxe aos candidatos locais foi que o PSD "não é dono das Câmaras Municipais, nem quer ser, mas quer fazer o melhor para as suas comunidades".
"Somos o primeiro Governo da Europa do Sul e o primeiro Governo não socialista a ter uma linha de financiamento do BEI [Banco Europeu de Investimento] superior a mil milhões de euros para construir habitação e sabemos que vamos precisar de autarcas competentes para executar esse investimento".
Por isso, disse que o partido conta "com os melhores" para ser "um fator diferenciador para potenciar um melhor futuro, para conseguir captar mais fundos europeus para os projetos específicos que são necessários para esses concelhos".
"Nesse sentido, quando contamos com os melhores esperamos ter os melhores resultados em Fornos de Algodres, Belmonte e na Covilhã", afirmou.
Sebastião Bugalho considerou ainda que o sistema político português está "em metamorfose" e exemplo disso foi o que aconteceu nas últimas legislativas, em que o PS ficou, "pela primeira vez, em terceiro lugar desde os tempos do PRD, do general Ramalho Eanes".
"Nós, enquanto partido fundador da democracia, temos que estar concentrados em servir as nossas comunidades, a nossa democracia, mas não ignorar o facto de as coisas estarem a mudar", aconselhou.
Para o social-democrata, as pessoas estão "cada vez mais exigentes e menos tolerantes às coisas ficarem na mesma".
"Ninguém quer que fique tudo na mesma em Portugal e, nestas autárquicas, os candidatos que representarem essa mudança positiva e construtiva da melhor maneira, na minha perspetiva, terão os melhores resultados", considerou.
Deixou, por isso, uma recomendação aos candidatos, a de não deixarem que, no último dia do mandato, "as coisas estejam iguais a como estavam no primeiro dia".
"Nenhum Governo, Câmara Municipal ou eurodeputado terá um futuro se não produzir resultados para aqueles que visa servir", garantiu.
O PSD candidata o independente e engenheiro civil Jorge Simões à Câmara da Covilhã e António Cardoso Marques, professor universitário, é o cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP em Belmonte.
Em Fornos de Algodres, a lista social-democrata é liderada por Rui Furtado, bancário.
Nestes três municípios, os atuais autarcas do PS não se podem recandidatar por terem atingido o limite de mandatos.
Leia Também: Bugalho diz ter "certeza" que Israel garantiu "segurança" dos portugueses