Procurar

"Portugal não pode permitir que aviões dos EUA aterrem sem autorização"

O secretário-geral do PCP defendeu hoje que Portugal não é "um apêndice dos Estados Unidos" e não pode permitir que os seus aviões aterrem em solo nacional sem autorização, considerando particularmente grave que fossem destinados a Israel.

"Portugal não pode permitir que aviões dos EUA aterrem sem autorização"

© Rita Franca/NurPhoto via Getty Images

Lusa
02/10/2025 22:22 ‧ há 4 dias por Lusa

Num jantar comício em Sintra, distrito de Lisboa, Paulo Raimundo abordou a notícia de que três aeronaves norte-americanas fizeram escala, em abril, na base açoriana das Lajes com destino a Israel, sem comunicação prévia ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

 

O secretário-geral do PCP frisou que Portugal é um "país soberano, uma nação soberana", com "instrumentos políticos e uma Constituição".

"Portugal não é uma província da União Europeia, não é um apêndice dos Estados Unidos e Portugal não pode permitir que aviões dos Estados Unidos aterrem no nosso território sem autorização, sem informar, sem dar uma justificação que seja", defendeu.

Paulo Raimundo considerou que, "fosse qual fosse o avião, viesse de que viesse dos Estados Unidos", já seria "grave por si só" que aterrasse na base das Lajes ou em Lisboa sem "informação ou sem autorização para tal".

"Mas ainda é mais grave porque os aviões que aterraram nas Lajes sem autorização e sem conhecimento do Estado português dirigem-se para as mãos daquele Governo genocida de Israel que está a levar por diante o genocídio do povo da Palestina", criticou, com as centenas de militantes que encheram o Salão de Bombeiros Voluntários de Queluz, em Sintra, a entoarem o cântico "Palestina vencerá".

De acordo com um comunicado divulgado hoje pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), tutelado por Paulo Rangel, três aeronaves norte-americanas fizeram uma escala na base açoriana das Lajes com destino a Israel, sem comunicação prévia ao Governo português, uma "falha de procedimento" sobre a qual o chefe da diplomacia portuguesa quer apurar responsabilidades.

A nota refere que esta operação teve "comunicação e autorização tácita (isto é, por decurso do prazo respetivo)" e a comunicação tinha já parecer favorável da AAN (Autoridade Aeronáutica Nacional), que depende do Ministério da Defesa Nacional, tutelado por Nuno Melo.

O MNE realça que "a escala e sobrevoo de três aeronaves americanas para entrega a Israel", ocorrida em 22 de abril, não significa que "tenha sido estritamente violado o compromisso assumido pelo Ministério ou pelo Governo nesta matéria", referindo-se ao embargo à venda de armas e passagem pelo território nacional de material militar para Israel, determinado pelo executivo de Luís Montenegro.

MNE confirma que

MNE confirma que "aeronaves para entrega a Israel" passaram pelas Lajes

O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou que "três aeronaves americanas para entrega a Israel" passaram pela Base das Lajes, nos Açores, e revelou que haverá "um apuramento de responsabilidades" devido a uma "falha de procedimento".

Márcia Guímaro Rodrigues | 18:25 - 02/10/2025

Leia Também: Aviões para Israel pousaram nas Lajes. Tavares sugere demissão de Melo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10