Procurar

AO MINUTO: Ventura justifica ausência; Leitão? "Avanço significativo"

Acompanhe aqui AO MINUTO o terceiro dia da campanha para as eleições autárquicas, que se realizam a 12 de outubro.

AO MINUTO: Ventura justifica ausência; Leitão? "Avanço significativo"

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
02/10/2025 11:27 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Política

Autárquicas

O antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho vai juntar-se hoje a uma ação do PSD, na Amadora, no dia em que presidente do Chega, André Ventura, aparece na campanha oficial para as autárquicas após dois dias de ausência. O presidente do Chega, André Ventura, que não teve iniciativas nos dois primeiros dias de campanha oficial para as autárquicas de 12 de outubro, sem justificação conhecida até agora, estará hoje também no distrito de Évora, em Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo, antes de rumar a Portimão, no distrito de Faro - círculo eleitoral onde este partido foi o mais votado nas legislativas. 

 

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, volta a ter uma agenda intensa, primeiro no distrito de Évora, com passagens por Estremoz, por uma empresa de mármore em Borba, por um mercado em Vendas Novas e pelo centro histórico de Montemor-o-Novo, e depois em Viseu, com um comício noturno.

Nas eleições de 12 de outubro os portugueses escolhem os órgãos dirigentes de 308 câmaras municipais, 308 assembleias municipais e 3.221 assembleias de freguesia. Outras 37 freguesias escolherão os respetivos executivos em plenários de cidadãos, por terem menos de 150 votantes. 

Destaques

  • há 2 horas
  • há 2 horas
  • há 4 horas
  • há 4 horas
Em direto

Em direto

Cuidar do espaço público é prioridade para candidato da CDU em Faro

Lusa há 1 minuto

O candidato da CDU à Câmara de Faro apontou hoje a gestão do espaço público do concelho como uma das prioridades da sua candidatura, afirmando que é um dos problemas que suscita mais queixas da população.

Em declarações à agência Lusa, Duarte Baltazar prometeu que, caso vença as eleições em 12 de outubro, vai "trabalhar de imediato para que Faro seja uma cidade mais limpa e cuidada".

"No contacto mantido com as populações, as queixas assentam no lixo amontoado em determinadas zonas, viaturas abandonadas, estradas e passeios com buracos, falta de manutenção dos jardins e parques infantis", apontou o candidato.

Licenciado em Direito, Duarte Baltazar criticou a atual gestão autárquica, acusando-a de negligenciar os espaços públicos, argumentando que os farenses "merecem viver numa cidade cuidada, com ruas limpas, calçadas seguras e jardins bem tratados".

João Martins (BE/Livre) quer políticas ecológicas dedicadas ao bem-estar

Lusa há 2 minutos

O cabeça de lista da coligação BE/Livre à Câmara de Vila Nova de Gaia, João Martins, quer criar um pelouro dedicado à proteção, saúde e bem-estar animal e "um verdadeiro incremento" das políticas ambientais, sustentáveis e ecológicas.

"Sugerimos um pelouro específico sobre o bem-estar animal, o reforço dos serviços veterinários, albergues, campanhas de esterilização e criação de parques caninos por freguesia. Há parques em Vila Nova de Gaia excelentes, mas que os donos não podem levar os seus animais. Em Vila Nova de Gaia, há muitas matilhas de cães à solta e isso é preciso controlar e acompanhar", disse João Martins.

A "coligação designada "Bloco+Livre+..." quer criar um parque canino por freguesia, promover a realização de campanhas de sensibilização e programas educativos centrados no bem-estar e proteção animal, junto da comunidade escolar e população em geral, entre outros aspetos.

À Lusa, o candidato da coligação designada "Bloco+Livre+..." descreveu como uma das suas prioridades "garantir mais justiça ambiental, mais espaços verdes, gestão de riscos climáticos, garantir que os edifícios e serviços públicos sejam neutros em carbono até 2030, com aposta em energia solar".

BE diz que criação de habitação em Viana do Castelo é emergência pública

Lusa há 2 minutos

O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Viana do Castelo nas autárquicas do dia 12, Carlos da Torre, apontou hoje a construção de mais habitação, para responder à "emergência pública" de cerca de 700 famílias carenciadas.

Em declarações à agência Lusa, o candidato defendeu que, em relação ao tema habitação, a prioridade passa por "responder a uma emergência pública, que é o facto de haver umas centenas de famílias, pelos números oficiais, próximo das 700" em casas "que põem em causa a sua saúde e que, desde logo, criam uma situação indigna em termos de habitação".

Para Carlos da Torre, a "câmara vai ter que rapidamente dar uma resposta", não com bairros sociais, mas com habitação do município.

Segundo o candidato do BE, a resposta "pode ser com habitações reabilitadas, com habitações construídas de raiz, mas que permita pô-las à disposição dessas famílias, com uma renda que possam pagar e passar a viver em condições de saúde e dignidade aceitável".

Pedro Duarte desafia Pizarro sobre nova lei de estrangeiros

Lusa há 22 minutos

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL à Câmara do Porto, Pedro Duarte, desfiou hoje o adversário socialista, Manuel Pizarro, a dizer se concorda com a nova lei de estrangeiros aprovada na terça-feira, no parlamento.

"Eu gostava de desafiar o candidato do PS a dizer à cidade do Porto se concorda com o estado de negação em que o PS continua a manter-se nesta área da imigração", disse Pedro Duarte.

Durante uma visita ao Bairro das Condominhas, na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, o social-democrata lembrou que o PS votou contra a nova versão da lei de estrangeiros que impõe "finalmente regras na entrada de pessoas no país e também na cidade do Porto".

Veja os detalhes aqui.


 

Líder da IL pede oportunidades para jovens e insiste ser tratada por 'tu'

Lusa há 25 minutos

A líder da Iniciativa Liberal (IL) insistiu hoje em ser tratada por tu, apesar das resistências dos alunos da Universidade de Évora, numa conversa em que defendeu mais oportunidades para os jovens, nomeadamente em cidades do interior. "Tratem-me por Mariana. Não é preciso cá 'senhora' ou 'doutora'", disse Mariana Leitão, 43 anos, no encontro com estudantes da Universidade de Évora, no quadro de uma ação de campanha para as eleições autárquicas de 12 de outubro.

Os alunos foram chamados pela associação de estudantes, mas o fator de mobilização foi Rodrigo Mendonça, o candidato da IL à Assembleia Municipal de Évora, que juntou colegas de curso com a também licenciada em Relações Internacionais Mariana Leitão.

Líder da IL pede oportunidades para jovens e insiste ser tratada por 'tu'

Líder da IL pede oportunidades para jovens e insiste ser tratada por 'tu'

A líder da Iniciativa Liberal (IL) insistiu hoje em ser tratada por tu, apesar das resistências dos alunos da Universidade de Évora, numa conversa em que defendeu mais oportunidades para os jovens, nomeadamente em cidades do interior.

Lusa | 15:21 - 02/10/2025

JPP diz que está a "jogar para ganhar" a Câmara do Funchal

Lusa há 26 minutos

O secretário-geral do JPP, Élvio Sousa, disse hoje que o partido está a "jogar para ganhar" a Câmara do Funchal, na Madeira, e reiterou que o seu principal objetivo é a expansão territorial na região autónoma. 

"No Funchal, teremos um excelente resultado, já começo a sentir. Nós estamos a jogar para ganhar, usando um termo futebolístico, e também pretendemos manter Santa Cruz, como é óbvio", afirmou, referindo-se ao concelho da zona leste da ilha onde o partido lidera o executivo camarário desde 2013.

Élvio Sousa, também candidato à Assembleia Municipal do Funchal, falava numa ação de campanha para as eleições autárquicas de 12 de outubro, junto à Universidade da Madeira, focada na distribuição de panfletos e no contacto direto com os estudantes.

A candidatura do JPP à autarquia funchalense, o município mais populoso da região autónoma, com 108.129 habitantes, é encabeçada por Fátima Aveiro.

Candidato do BE a Braga defende melhores salários no concelho

Lusa há 27 minutos

O cabeça de lista do BE à Câmara de Braga defendeu hoje melhores salários no concelho, considerando que, em quase todos os setores, se praticam ordenados baixos que não permitem comportar despesas, como as rendas das habitações.

"Sobre as questões de trabalho, a incidência deve ser no salário e na sua melhoria. O trabalho no concelho de Braga tem baixos salários, em quase todos os setores. Tirando talvez a área das novas tecnologias, que tem salários um bocado acima da média, o grosso das empresas e dos serviços em Braga têm salários muito baixos que não comportam o pagamento das rendas", afirmou António Lima, em declarações à agência Lusa.

No âmbito das iniciativas de campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 12 de outubro, o cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) decidiu hoje distribuir jornais de campanha junto à entrada da multinacional alemã Bosch, em Braga. Para António Lima, os profissionais que trabalham por turnos devem ver reconhecida essa condição, considerando ser um trabalho "bem mais penoso" do que um horário apenas diurno.

Candidato da Esquerda Livre defende requalificação da zona histórica de C

Lusa há 28 minutos

O candidato da coligação Esquerda Livre à Câmara de Castelo Branco afirmou hoje que uma das suas prioridades é a requalificação da zona histórica para habitação municipal de arrendamento acessível, particularmente para jovens.

"Em primeiro lugar, esta campanha de hoje passa por dar uma volta com dois líderes dos partidos que suportam a coligação [Livre e Bloco de Esquerda] no centro histórico [Castelo Branco], que é uma das nossas prioridades", afirmou Mário Camões à agência Lusa, durante uma ação de campanha para as eleições autárquicas de dia 12.

O candidato defendeu, para aquela zona, habitação municipal de arrendamento acessível, sobretudo para jovens, uma vez que se trata de um bairro de acessibilidade "um pouco mais difícil e que tem que ser repensado no que respeita ao urbanismo".

Para a Esquerda Livre, as prioridades estão na habitação, no emprego e na saúde.

Bragança. PS quer criar habitação a preços acessíveis para jovens

Lusa há 29 minutos

A cabeça de lista do PS à Câmara de Bragança, Isabel Ferreira, revelou hoje que quer criar habitação a preços acessíveis, para jovens e classe média, através de terrenos do município ou com a aquisição de novas propriedades. "É preciso fazer urgentemente uma estratégia local de habitação que inclua e pense nos jovens e na classe média", afirmou à Lusa a candidata.

E para isso, sublinhou, "é preciso adquirir [terrenos] ou avaliar, porque o município já tem terrenos que pode disponibilizar para fazer construção pública, porque se tivermos habitação disponível promovida pelo município, naturalmente que o município poderá fazer um controlo das rendas". 

Além disso, Isabel Ferreira quer criar "programas de apoio à renda", mas também de "apoio aos proprietários [de habitações devolutas] no centro histórico para reabilitação daquelas casas".

"O município ficou à espera da livre vontade de cada proprietário, de iniciativa privada, que faz a sua reabilitação, sem haver uma estratégia integrada de regeneração de toda esta zona do centro histórico e isso prejudica o comércio", criticou. Segundo a candidata socialista, também os bairros sociais precisam de uma intervenção, por estarem em "condições lastimáveis".

Embora reconheça que até já possa haver projetos nesse sentido, Isabel Ferreira entende que o atual executivo, liderado pelo PSD, "não consegue passar do papel à obra".

Câmara do Entroncamento embarga obra de empresa de candidato do Chega

Lusa há 1 hora

A Câmara do Entroncamento determinou o embargo de uma obra promovida pela empresa Prolux, propriedade de Nelson Cunha, candidato à presidência da autarquia pelo Chega, alegando que está a ser realizada sem licenciamento e em desconformidade com o projeto apresentado. Apresidente da Câmara do Entroncamento, Ilda Joaquim (PS), confirmou hoje à Lusa a decisão de embargo da obra da Prolux, aprovada por unanimidade na reunião de Câmara de 22 de setembro por motivos de ordem legal. Também em declarações à Lusa, o empresário levantou dúvidas quanto à "imparcialidade" da deliberação.

"Confirmo que o embargo foi decidido na reunião de Câmara, face à constatação de que a garagem estava em construção sem qualquer aprovação", afirmou a autarca daquele município do distrito de Santarém, que não se recandidata nas eleições de 12 de outubro.

Confira os detalhes aqui.

IL pede descentralização municipal e adia discussão sobre regionalização

Lusa há 1 hora

A presidente da Iniciativa Liberal (IL) defendeu hoje a descentralização de competências para os municípios, remetendo para mais tarde qualquer discussão sobre a regionalização. É "muito importante apostarmos num modelo em que as autarquias têm mais capacidade de dar resposta aos seus munícipes", porque o "poder local é o primeiro ponto de contacto das pessoas", afirmou hoje aos jornalistas Mariana Leitão, no final de um encontro com jovens estudantes da Universidade de Évora.

Na conversa, Mariana Leitão defendeu o reforço de competências dos municípios, e defendeu uma aposta na ferrovia, políticas de emprego e de habitação ou na atração de investimento estrangeiro por parte das autarquias, temas que não são habitualmente geridos no plano municipal.

Com a CDU passa-se da "máquina a vapor" à "alta velocidade"

Lusa há 1 hora

O secretário-geral do PCP viajou hoje de comboio entre o Bombarral e as Caldas da Rainha para denunciar as condições da Linha do Oeste e prometer que, com a CDU, se vai passar da "máquina a vapor" à "alta velocidade". Por volta das 10h40, Paulo Raimundo chegou à estação ferroviária do Bombarral, onde foi recebido por Manuel Rodrigues, antigo chefe de estação, que, após 43 anos na profissão, lamentou o estado da ferrovia nacional, em particular na Linha do Oeste.

"Em 1983, fazia a viagem de São Martinho do Porto a Lisboa, Rossio, numa hora e 55 minutos. Hoje, estamos em pleno século XXI, o mesmo trajeto demora duas horas e meia", criticou Manuel Rodrigues.

Em causa estão as obras de modernização e eletrificação da Linha do Oeste, que liga Sintra à Figueira da Foz. Inicialmente previsto que terminassem em 2023, as obras continuam em curso, criando constrangimentos diários para os utentes da linha.

Saiba mais aqui.

Leitão defende "grande programa" de requalificação dos bairros de Lisboa

Lusa há 2 horas

Durante a ação de campanha às eleições de 12 de outubro no bairro da Horta Nova, freguesia de Carnide, foram muitas as críticas de moradores à Gebalis, empresa pública que gere a habitação municipal de Lisboa.

"É um bairro esquecido e abandonado", disseram a Alexandra Leitão, que reconheceu "uma grande necessidade de requalificação [...], sobretudo dos espaços comuns, mas também de muita coisa dentro das casas".

Leitão defende

Leitão defende "grande programa" de requalificação dos bairros de Lisboa

A cabeça de lista da coligação Viver Lisboa, Alexandra Leitão, defendeu hoje "um grande programa" de requalificação dos bairros municipais, onde o mau funcionamento dos elevadores é "um problema recorrente".

Lusa | 13:37 - 02/10/2025

Nuno Cardoso defende programação cultural permanente no STOP Porto

Lusa há 2 horas

O cabeça de lista da candidatura Porto Primeiro - Nuno Cardoso (coligação NC/PPM) à Câmara do Porto defendeu hoje que o Centro Comercial STOP deveria ter uma programação cultural permanente, que funcionasse como palco para os artistas residentes.

O STOP, cujo edifício foi recentemente classificado como Monumento de Interesse Municipal, funciona atualmente como um centro cultural, com 126 lojas, onde maioritariamente funcionam salas de ensaio de música e estúdios.

Saiba mais neste link.

Leitão tem "avanço muito significativo" na posição para ganhar Lisboa

Lusa há 2 horas

O líder do PS apontou hoje um "avanço muito significativo" nos últimos meses da posição de Alexandra Leitão para vencer a Câmara de Lisboa, considerando que os autarcas socialistas são os que melhor respondem às pessoas.

À margem de uma ação de campanha para as autárquicas em Estremoz, distrito de Évora, José Luís Carneiro foi questionado sobre a recente sondagem do Expresso/SIC que dá empate para a Câmara de Lisboa, mas com Carlos Moedas a descer e a socialista Alexandra Leitão a apanhar o atual presidente da autarquia nas intenções de voto

Começando por referir que as sondagens são "retratos do momento" e que "a realidade é dinâmica", o líder do PS aguarda para ver a forma como eleitores e os ainda indecisos vão fazer as suas escolhas. 

"No entanto, é evidente que há três meses, há seis meses, ninguém diria que o Partido Socialista e a Alexandra Leitão estariam nesta posição, que dá a hipótese de o Partido Socialista ganhar a Câmara Municipal e isso, desse ponto de vista, é um avanço muito significativo em relação à posição que tínhamos há três meses", considerou.

Leia mais aqui.

Ventura justifica ausência com razão "de natureza pessoal e familiar"

Lusa há 2 horas

"Houve uma razão, uma razão que é de natureza pessoal e familiar e que eu entendo que não tenho de estar a partilhar. Eu também sou humano, sou líder do partido Chega, mas também sou uma pessoa, também tenho uma vida, também tenho vicissitudes, também tenho família e o tempo não espera, e o tempo é o que é, e há momentos na vida em que nós temos de fazer escolhas, mesmo que isso tenha às vezes custos políticos", afirmou André Ventura.

Ventura justifica ausência da campanha com razão

Ventura justifica ausência da campanha com razão "de natureza pessoal e familiar"

O líder do Chega, André Ventura, justificou hoje a sua ausência dos primeiros dois dias do período oficial de campanha para as eleições autárquicas de 12 de outubro com razão "de natureza pessoal e familiar", que não quis adiantar.

Lusa | 13:02 - 02/10/2025

Chega propõe novo parque de estacionamento na antiga rodoviária em Évora

Lusa há 4 horas

O cabeça de lista do Chega à Câmara de Évora, Ruben Miguéis, propôs hoje a criação de um parque de estacionamento no edifício da antiga rodoviária e acabar com o "depósito de sucata" em que considera estar transformado.

"Uma cidade Património Mundial, [vai ser Capital Europeia da Cultura] Évora 2027 e tem um depósito de sucata no centro histórico. É inadmissível mais uma vez o que a câmara fez e está a fazer", afirmou à agência Lusa.

O candidato do Chega e a número quatro da lista do partido à câmara, Vera Cavaco, dedicaram a manhã de hoje à gravação de um vídeo a criticar o alegado uso do imóvel para "guardar sucata", que, mais tarde, será publicado nas redes sociais.

"Temos provas de que está transformado num local para guardar sucata, nomeadamente carros abandonados" que foram recolhidos, referiu, assinalando que aquele imóvel está "a poucos metros da Praça do Giraldo", a 'sala de visitas' de Évora.

Sofia Carreira defende um território à "mesma velocidade" em Leiria

Lusa há 4 horas

A candidata do PSD à Câmara de Leiria, Sofia Carreira, defendeu hoje um território à "mesma velocidade" e criticou o facto de as freguesias do concelho "estarem estagnadas".

"As freguesias são o eixo político da descentralização que queremos e da coesão territorial. O nosso programa acredita seriamente que não pode haver desequilíbrios políticos, de acessibilidades e de oferta de oportunidades, que existem entre o centro do concelho, a cidade e as freguesias", disse Sofia Carreira, numa visita ao mercado da Maceira.

A cabeça de lista social-democrata defendeu que o objetivo do seu programa é "colocar o território à mesma velocidade" e "dar mais autonomia política às freguesias, que, ao longo de 16 anos" tem "vindo a ser perdida".

ADN faz queixa por destruição de propaganda eleitoral em Leiria

Lusa há 4 horas

O candidato da Alternativa Democrática Nacional (ADN) à presidência da Câmara de Leiria, Nuno Henriques Barroso, apresentou queixa na Polícia de Segurança Pública (PSP) por destruição de propaganda eleitoral.

Segundo a queixa, formalizada na quarta-feira, cartazes do ADN em diversas ruas e avenidas da cidade de Leiria foram, na maioria, subtraídos, mas em alguns casos também danificados naquela noite.

À agência Lusa, Nuno Henriques Barroso explicou que houve destruição de cartazes em diversas avenidas e ruas, tendo também sido retirados "os cartazes todos praticamente", referindo que algumas das vias estão cobertas pelo sistema de videovigilância.

Para o candidato, trata-se de "falta de democracia e de respeito e de valores de civismo".

"O ADN, mais uma vez, foi sujeito a este género de valores antidemocráticos", declarou Nuno Henriques Barroso, que também lidera as listas à Assembleia Municipal e à Assembleia de Freguesia de Santa Eufémia e Boa Vista nas eleições autárquicas de dia 12.

PS quer avançar com nova zona industrial em Castelo Branco

Lusa há 4 horas

O candidato do PS à Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, afirmou hoje que vai avançar com uma nova Área de Localização Empresarial (ALE) junto ao aeródromo municipal e avançar com 140 fogos para renda acessível.

O atual presidente da Câmara de Castelo Branco, que se recandidata a um segundo mandato pelo PS, disse que vai avançar com a construção da nova Área de Localização Empresarial, no terreno contíguo ao aeródromo municipal Joaquim Morão, onde a autarquia possui 150 hectares de terreno.

Leopoldo Rodrigues explicou à agência Lusa, durante uma ação de campanha de rua em Castelo Branco, que o próximo mandato "será de continuidade", uma vez que o programa apresentado em 2021 "não se esgota em quatro anos".

"Ainda assim, há um conjunto de projetos que já temos em desenvolvimento e que terão sequência neste mandato. Uma das principais preocupações é a atração e fixação de pessoas jovens, em idade de trabalho, que tragam novas competências e, desse modo, dinamizem também o tecido económico do território".

"Chega não tem nada contra minorias. Paciência com ciganos reduzida"

Ana Teresa Banha há 4 horas

O presidente do Chega, André Ventura, falou esta quinta-feira em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, onde falou sobre a comunidade cigana: "Teria de passar aqui. Tivemos imagens ontem de outra agressão bárbara em Valongo, com um ataque bárbaro de ciganos contra uma família, um casal. Tinha que vir a Reguengos para dizer isto: o Chega não tem nada contra nenhum grupo ou minoria, mas os ciganos não se estão a portar bem em Portugal. Precisamos de autarcas que não tenham medo. Aqui, em Reguengos, onde tantos problemas com os ciganos existem, vamos ter autarcas que não têm medo [...]. A nossa paciência com os ciganos está a ficar cada vez mais reduzida"

Candidato do ADN quer transformar Viana do Castelo no Mónaco do Atlântico

Lusa há 4 horas

O cabeça de lista da Alternativa Democrática Nacional (ADN) à Câmara de Viana do Castelo, Luís Arezes, quer transformar a capital do Alto Minho no Mónaco do Atlântico e não numa Marselha do Mediterrâneo.

Em declarações à agência Lusa, Luís Arezes, de 58 anos, consultor/professor, natural e residente em Barcelos, explicou que, "em primeiro lugar", para concretizar o seu projeto vai ter de "corrigir os erros de cidade e de concelho protagonizados pelo Partido Socialista [PS]".

"O que nós assistimos hoje em Viana é um projeto de cidade genérica, é um projeto sem visão, é um projeto, eu diria mesmo, sem sentido de futuro", frisou, apontando "problemas na habitação, no urbanismo", entre outros.

O "plano do ADN" para "transformar Viana no Mónaco do Atlântico e não numa Marselha do Mediterrâneo" passa por assentar a economia em quatro pilares: turismo, desporto, mar e conhecimento: "A cidade e o concelho vão assentar nesta visão de futuro, naturalmente após um diagnóstico estratégico, no seio da Câmara, para eliminarmos os desperdícios, os fracassos, corrigir um conjunto de coisas, nomeadamente a mobilidade, e habitação, a segurança".

CDU candidata gerontólogo Filipe Vintém à Câmara de Melgaço

Lusa há 4 horas

O gerontólogo Filipe Vintém, de 45 anos, é o candidato da CDU (PCP-PEV) à Câmara de Melgaço, revelou hoje o PCP de Viana do Castelo numa nota informativa enviada à Lusa.

O candidato tem 45 anos, reside no Alto Minho há mais de 15 anos, é licenciado em Gerontologia pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e atleta no Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros de Viana do Castelo, afirma a Direção da Organização Regional de Viana do Castelo (DORVIC) do PCP na nota de imprensa.

"Com uma forte ligação à região, Filipe Vintém é uma voz comprometida com a defesa dos serviços públicos, a valorização dos trabalhadores e o desenvolvimento sustentável do concelho", acrescenta.

Amélia Barbeitos quer lutar por maior coesão em Monção

Lusa há 4 horas

A designer Amélia Barbeitos é a candidata da CDU (PCP-PEV) à Câmara de Monção e quer "lutar por um concelho mais coeso", revelou hoje o PCP de Viana do Castelo numa nota informativa enviada à Lusa.

Natural de Mazedo, no concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo, a candidata tem 59 anos e assume ainda o compromisso de lutar por "melhores serviços públicos, mais oportunidades para os jovens e maior valorização das freguesias", acrescenta a Direção da Organização Regional de Viana do Castelo (DORVIC) do PCP na nota de imprensa.

De acordo com o partido, Amélia Barbeitos "tem desenvolvido a sua atividade com um forte sentido criativo e de ligação à comunidade" e tem "um percurso marcado pelo empenho cívico e pela defesa dos valores de justiça social".

Reformado Alípio Sousa é o candidato da CDU à Câmara de Valença

Lusa há 4 horas

Alípio Sousa, de 75 anos, reformado, é o candidato da CDU (PCP-PEV) à Câmara de Valença, revelou hoje o PCP de Viana do Castelo numa nota informativa enviada à Lusa. O cabeça de lista da CDU àquela autarquia do distrito de Viana do Castelo, liderada pelo PS, "conta com uma longa experiência autárquica, tendo sido eleito em vários mandatos para a Assembleia Municipal de Valença, bem como para órgãos da sua freguesia", acrescenta a Direção da Organização Regional de Viana do Castelo (DORVIC) do PCP na nota de imprensa.

O PCP acrescenta que o percurso de Alípio Sousa é marcado por uma dedicação constante à defesa dos interesses das populações, com uma intervenção firme na valorização dos serviços públicos, na promoção do desenvolvimento local e na defesa dos direitos dos trabalhadores e reformados".

Candidato do ADN em Coimbra diz que Rio Mondego está subaproveitado

Lusa há 4 horas

Em Coimbra, o candidato do ADN , Sancho Antunes, considerou hoje que o Rio Mondego, que atravessa a cidade, está subaproveitado e defendeu ainda a criação de uma praia fluvial do lado de Santa Clara. "O Rio Mondego tem características únicas, está represado e tem uma calma que corre aqui ao nosso lado. Está subaproveitado em toda a sua largura, porque o município devia ter inovado, tentado atrair empresas de desportos náuticos e campeonatos de motonáutica", apontou.

Em declarações à agência Lusa junto ao Parque Verde do Mondego, o candidato do ADN evidenciou que o rio deve ser aproveitado para lazer, para a fruição das famílias, e sugeriu gaivotas a pedais, à semelhança do que existe em Mira, na Figueira da Foz e até "em Mirandela, que fez um aproveitamento do rio para a zona de lazer espetacular". De acordo com Sancho Antunes, do lado de Santa Clara poderia ser criada uma praia fluvial, uma vez que "é onde o rio é mais junto à margem".

CDU candidata Pedro Martins à Câmara de Vila Nova de Cerveira

Lusa há 4 horas

Pedro Martins, de 28 anos, é o candidato da CDU (PCP-PEV) à presidência da Câmara de Vila Nova de Cerveira, revelou hoje o PCP de Viana do Castelo numa nota informativa enviada à Lusa. Na nota de imprensa, a Direção da Organização Regional de Viana do Castelo (DORVIC) do PCP acrescenta que o cabeça de lista é natural de Vila Nova de Famalicão (distrito de Braga) e se mudou "recentemente para o Alto Minho, onde trabalha na Área Apoio ao Cliente de uma grande empresa internacional".

Militante do PCP, Pedro Martins esteve "vários anos emigrado na Bélgica, como tantos jovens obrigados a sair à procura de melhores condições de vida, e, desde então, tornou-se ativista pela igualdade e os direitos sociais, produzindo música e criando conteúdos para as redes sociais", afirma a DORVIC.

São também candidatos à Câmara de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, Rui Teixeira (PS), atual presidente da autarquia que se recandidata a um segundo mandato, Aristides Martins, pelo PSD, e Firmino Gonçalves, pelo Chega. O atual executivo de Vila Nova de Cerveira é composto por três eleitos do PS e dois do Movimento Independente Pensar Cerveira - PenCe.

Redes sociais. Jovem entrevista mais de 100 candidatos autárquicos

Lusa há 4 horas

Um jovem de 19 anos entrevistou mais de uma centena de candidatos para as autárquicas de todo o país e está a publicar os vídeos nas suas redes sociais, esperando impactar positivamente o dia 12, data das eleições. Lourenço Ribeiro, natural de Coimbra, perguntou aos candidatos autárquicos dos 14 maiores municípios portugueses, em termos de população: "Como é que me convenceria a votar em si numa frase?", uma única questão ao qual os representantes políticos tiveram cerca de 15 segundos para responder.

"Há muitas pessoas que não acompanham política" e o objetivo com esta série de vídeos é mostrar à população os candidatos "da forma mais resumida possível", disse hoje à agência Lusa o estudante no segundo ano da licenciatura de gestão.

Redes sociais. Jovem entrevista mais de 100 candidatos autárquicos

Redes sociais. Jovem entrevista mais de 100 candidatos autárquicos

Um jovem de 19 anos entrevistou mais de uma centena de candidatos para as autárquicas de todo o país e está a publicar os vídeos nas suas redes sociais, esperando impactar positivamente o dia 12, data das eleições.

 Lusa | 10:15 - 02/10/2025  

Por onde vão andar as campanhas neste 3.º dia?

Notícias ao Minuto há 4 horas

O presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, continua fora do país, na Dinamarca, para participar uma reunião da Comunidade Política Europeia, e hoje faz-se substituir na chamada "volta autárquica" por Sebastião Bugalho, que andará pelos distritos de Viseu e Castelo Branco, na Área Metropolitana de Lisboa a candidata da coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT/RIR à Câmara Municipal da Amadora, Susana Garcia, contará com as presenças de dois antigos líderes do PSD, Pedro Passos Coelho e Manuela Ferreira Leite, num jantar de campanha.

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, volta a ter uma agenda intensa, primeiro no distrito de Évora, com passagens por Estremoz, por uma empresa de mármore em Borba, por um mercado em Vendas Novas e pelo centro histórico de Montemor-o-Novo, e depois em Viseu, com um comício noturno.

O presidente do Chega, André Ventura, que não teve iniciativas nos dois primeiros dias de campanha oficial para as autárquicas de 12 de outubro, sem justificação conhecida até agora, estará hoje também no distrito de Évora, em Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo, antes de rumar a Portimão, no distrito de Faro - círculo eleitoral onde este partido foi o mais votado nas legislativas.

Mas não fica por aqui, consulte a lista completa na peça abaixo:

Passos numa ação do PSD na Amadora. Ventura aparece após dois dias

Passos numa ação do PSD na Amadora. Ventura aparece após dois dias

O antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho vai juntar-se hoje a uma ação do PSD, na Amadora, no dia em que presidente do Chega, André Ventura, aparece na campanha oficial para as autárquicas após dois dias de ausência.

Lusa | 06:14 - 02/10/2025

 

Início de Acompanhamento

Notícias ao Minuto há 5 horas

Bom dia! Começamos aqui o acompanhamento AO MINUTO do terceiro dia da campanha para as eleições autárquicas.
 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10