Procurar

PSD e CDS rejeitam crédito bonificado para famílias com deficiência

Os projetos de lei que previam o alargamento do crédito bonificado à habitação às famílias de pessoas com deficiência foram hoje todos rejeitados com os votos contra do PSD e do CDS.

PSD e CDS rejeitam crédito bonificado para famílias com deficiência

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
26/09/2025 16:48 ‧ há 5 dias por Lusa

Política

Parlamento

Em causa estavam quatro projetos de lei, do Partido Socialista (PS), Livre, partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) e Bloco de Esquerda, que em comum defendiam que o regime de bonificação no crédito bancário para a compra de casa não se restringisse às pessoas com deficiência e fosse alargado às suas famílias e agregados.

 

O projeto de lei do PS, que incluía, entre outras medidas, que o montante máximo dos empréstimos passasse para 450 mil euros e um regime de redução faseada do apoio na bonificação nos casos em que o grau de incapacidade da pessoa com deficiência seja reavaliado e reduzido e ela possa, por isso, perder o regime, acabou rejeitado com os votos contra do PSD e CDS, e a abstenção do Chega e da Iniciativa Liberal (IL).

O projeto de lei do Livre, que pretendia alargar o regime de concessão de crédito bonificado à habitação aos membros do agregado familiar que coabitam com a pessoa com deficiência, foi rejeitado com os votos contra do PSD e do CDS e a abstenção do Chega e da IL.

Também o projeto de lei do partido Pessoas-Animais-Natureza acabou chumbado com os votos contra do CDS e PSD e a abstenção do Chega, bem como o projeto de lei do Bloco de Esquerda, que, além do CDS e do PSD, teve o voto contra da IL, e a abstenção do Chega.

Nesta matéria, foi apenas aprovado, por unanimidade, o projeto de resolução do CDS, que recomenda ao Governo que inclua no mapeamento e na distribuição de habitação um critério que facilite o acesso à habitação às famílias com membros do agregado familiar com mobilidade reduzida.

Leia Também: BdP alerta para entidade não autorizada a conceder créditos em Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10