Procurar

Festa taurina em Roriz? PAN exige esclarecimentos à Câmara de Santo Tirso

O PAN/Porto classificou hoje de retrocesso inadmissível nos valores éticos e civilizacionais a realização nos dias 27 e 28 de setembro da 'Festa Taurina - Roriz 2025', exigindo esclarecimentos à Câmara Municipal de Santo Tirso.

Festa taurina em Roriz? PAN exige esclarecimentos à Câmara de Santo Tirso

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
17/09/2025 18:53 ‧ há 2 semanas por Lusa

Política

PAN

Em comunicado enviado à Lusa, a partido denuncia que a "iniciativa organizada pela Comissão de Carnaval de Roriz [no parque de lazer da freguesia] visa retomar atividades tauromáquicas num município que há anos não promovia este tipo de práticas".

 

Citado pelo comunicado, o porta-voz da comissão distrital do PAN Porto, Hugo Alexandre Trindade, enfatiza que "a realização de espetáculos tauromáquicos num parque de lazer municipal, com potencial exposição de crianças a este tipo de práticas, não só é contrária ao bem-estar animal como fere os valores culturais que devem nortear a convivência democrática".

"Para o PAN, trata-se de um retrocesso inadmissível nos valores éticos e civilizacionais que devem orientar as políticas públicas locais, em especial as que envolvem espaços municipais", sublinha o partido.

O PAN endereçou questões à autarquia sobre se "foi solicitado e concedido o devido licenciamento para a realização do evento, se a câmara considera compatível a realização de espetáculos tauromáquicos com os princípios de bem-estar animal e a missão cultural e recreativa dos espaços municipais e quais os fundamentos que justificam a eventual autorização de um evento que normaliza a violência sobre animais, em particular perante crianças e jovens".

Insistindo que "a realização de eventos que envolvam a exploração e sofrimento de animais não pode ter lugar numa sociedade que se quer mais justa e compassiva", o partido lembra que "existem inúmeras alternativas culturais, recreativas e desportivas, mais saudáveis e inclusivas, que promovem os laços comunitários sem recurso à violência nem à instrumentalização de seres vivos".

O PAN espera "uma resposta formal da autarquia de Santo Tirso, nos termos do direito de participação e de informação administrativa", reafirmando o seu compromisso em lutar por um país onde "a cultura não seja feita à custa do sofrimento de nenhum ser vivo".

A Lusa tentou uma reação da Câmara Municipal, mas até ao momento não obteve resposta.

Leia Também: PAN avança com proposta para suspender touradas no Campo Pequeno

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10