Procurar

"Cuidar da democracia". Catarina Martins anuncia candidatura a Belém

A eurodeputada e antiga coordenadora bloquista Catarina Martins anunciou hoje a sua candidatura às eleições presidenciais de janeiro do próximo ano, propondo-se a "juntar forças" e "cuidar da democracia".

"Cuidar da democracia". Catarina Martins anuncia candidatura a Belém

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
10/09/2025 20:09 ‧ há 3 semanas por Lusa

Política

Presidenciais

"A minha candidatura coloca no centro o cuidado. Quero cuidar da democracia, cuidar dos bens comuns, cuidar da paz. Cuidar da igualdade e da liberdade. Juntar forças para devolver a confiança da democracia", lê-se numa declaração da candidatura enviada à Lusa. 

 

No texto, Catarina Martins lembra o apagão que atingiu a Península Ibérica em abril e a entreajuda entre os cidadãos: "Quando a grande distribuição fechou e os multibancos pararam, as lojas de bairro venderam fiado e os vizinhos ajudaram-se".

"Neste verão, as pessoas uniram-se para fazerem frente ao fogo e salvaram as suas aldeias. Anónimos depositaram flores ao lado do Elevador da Glória. Famílias acolheram outras famílias que fugiram de guerras. Choramos com as mães de Gaza. A solidariedade é uma grande força de Portugal", conclui.

Na opinião da ex-coordenadora bloquista, "há quem queira negar esta força".

"Aqueles que escolhem o insulto em vez do argumento e que semeiam o ressentimento para tolher a esperança. Nunca como hoje sentimos o perigo desta rampa deslizante; não é uma questão de franjas da população nem mesmo de uma bancada parlamentar ruidosa. A voz da selvajaria está no centro da decisão política e a contaminar as instituições", adverte a bloquista.

Catarina Martins considera ainda que o cenário atual "não é uma repetição do passado" mas sim um fenómeno "novo e veloz".

"É global e é aqui, na nossa casa comum. Exige a nossa indignação, imaginação, coragem, ação. Sem hesitações, eu quero ajudar a mudar já os termos do debate em Portugal. A degradação a que assistimos não pode ser normalizada nem desvalorizada", defende, salientando que "os direitos democráticos constitucionais são a defesa contra o autoritarismo e a arbitrariedade".

Catarina Martins propõe-se a centrar o debate político "na exigência da dignidade do trabalho, no direito à habitação, no apoio nas diferentes etapas da vida, no acesso à saúde, à educação e à cultura, no combate a todas as desigualdades e discriminações, em serviços públicos de qualidade que nos tratem como iguais e em que possamos confiar".

Na ótica da eurodeputada, "é urgente popularizar a democracia" e enfrentar "os poderes que se movem na sombra, porque é o povo e a sua vida que têm de estar no centro da decisão política".

Catarina Martins defende ainda que "é urgente ousar o futuro", sublinhando a importância de temas como a transição climática e a necessidade de um "novo modelo de economia, um território vivo e coeso e uma nova credibilidade interna e externa".

Por último, Catarina Martins defende a urgência da paz, considerando que Portugal "pode ser no mundo uma voz determinante pelo direito internacional e o multilateralismo, sem duplos critérios nem transigências de conveniência".

"Apresento a minha candidatura presidencial com estas urgências. Uma candidatura inspirada na nossa força solidária, que faz pontes, que ouve e aprende com quem constrói Portugal todos os dias, E, claro, com a combatividade da mulher que sou", escreve a candidata.

Catarina Soares Martins nasceu a 07 de setembro de 1973, no Porto, e é atualmente eurodeputada no Parlamento Europeu, eleita em junho do ano passado.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, com um mestrado em Linguística, Catarina Martins foi atriz e deputada à Assembleia da República durante cinco legislaturas.

Assumiu o cargo de coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) entre 2012 e 2023. Nos primeiros dois anos, ocupou este cargo em parceria com João Semedo, numa inédita liderança 'bicéfala', modelo abandonado em 2014, na Convenção Nacional seguinte.

[Notícia atualizada às 20h27]

Leia Também: António Filipe diz que candidatura de Catarina Martins não o prejudicaria

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10