A ex-deputada do Bloco de Esquerda (BE), Joana Mortágua, desmentiu, esta quarta-feira, que passageiros da flotilha humanitária - que se dirige para Gaza - tenham participado em festas em Ibiza, acusando o deputado da Iniciativa Liberal (IL) Mário Amorim Lopes de mentir.
"Mário Amorim Lopes disse [na terça-feira] que a embarcação da Mariana (Mariana Mortágua, coordenadora do BE) tinha parado em Ibiza para uma festa. Ora essa mentira, para já, é uma mentira preguiçosa", começou por dizer num espaço de comentário do canal NOW, onde também estava presente o deputado da IL.
Joana Mortágua, inclusive, mostrou um mapa do percurso dos barcos, apontando para onde se situa Ibiza e o trajeto das embarcações, notando que não passaram perto. "Nenhuma delas parou em Ibiza sequer".
"Além disso, a existência da própria festa foi absolutamente desmentida. Mário Amorim Lopes agora diz 'ah, não. Afinal não foi em Ibiza, foi em Menorca'. Como foi apanhado a mentir, uma mentira preguiçosa, agora diz 'não não, foi em Menorca'", referiu.
A ex-deputada salientou ainda haver "dois fact-check" que desmentem as notícias de uma festa.
"Um, da principal televisão espanhola, a dizer que é mentira que tenha havido uma festa em Ibiza. Há um outro fact-check do Expresso a dizer que é falso que tenha havido uma festa", sublinhou.
E acrescentou: "As embarcações pararam em Menorca para esperarem umas pelas outras, que vinham de Barcelona e algumas ficaram retidas pelo mau tempo. Não houve desembarque em Menorca. Ninguém desembarcou em Menorca, nem havia uma festa".
Joana Mortágua esclareceu também as notícias que surgiram a partir de dois vídeos que 'correm' na internet, dizendo que um deles era "uma festa que aconteceu em Barcelona antes do embarque, uma festa de beneficência a favor da Palestina".
"Era uma festa que fazia parte da programação cultural a favor da Palestina, um concerto antes do embarque", disse.
Já o segundo vídeo "é de uma ativista dentro de uma das embarcações a dizer que o facto de uma das tripulantes cantar bem e outra tocar bem faz com que a viagem seja um pouco mais animada".
"Ora, nada disto se compara com um cruzeiro em festa em Ibiza", apontou.
Flotilha parou em Ibiza? "É falso"
Deputados do Chega e várias figuras públicas denunciaram que os ativistas da Flotilha Global Sumud pararam em Ibiza ou noutras ilhas Baleares para participar em festas noturnas, mas o vídeo que alguns partilham é anterior à partida de Barcelona.
A Lusa Verifica concluiu que: É falso que os ativistas da Flotilha Global Sumud, uma iniciativa humanitária que segue em direção à Faixa de Gaza, tenham aproveitado uma escala técnica nas ilhas Baleares para irem a festas noturnas em Ibiza ou em qualquer outra ilha. Os vídeos partilhados nas redes são de uma iniciativa realizada ainda em Barcelona, antes da partida da frota com mais de duas dezenas de embarcações atualmente ancoradas na Tunísia.
Embarcação de flotilha denunciou (novo) ataque de drone
A flotilha ativista com destino a Gaza anunciou esta quarta-feira que outra das suas embarcações foi atingida ao largo de Tunes e disse suspeitar do ataque de um drone, 24 horas depois de um incidente semelhante.
"Outro barco foi atingido num suposto ataque com drone", afirmou a "Flotilha Global Sumud (GSF, na sigla em inglês)", através de um comunicado.
De recordar que três portugueses - a deputada Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício e o ativista Miguel Duarte - estão a bordo de umas embarcações da flotilha humanitária, que tem como destino Gaza.
Leia Também: Flotilha alvo de 2.º "ataque". "Precisamos de pressão internacional"