Procurar

CDU quer que Metro do Porto tome medidas para mitigar calor nas carruagens

A CDU vai propor ao executivo da Câmara do Porto que apele à Metro do Porto que tome medidas para resolver as temperaturas elevadas que se sentem dentro das carruagens da empresa nos dias de mais calor, foi hoje revelado.

CDU quer que Metro do Porto tome medidas para mitigar calor nas carruagens

© Metro do Porto

Lusa
05/09/2025 17:27 ‧ há 5 dias por Lusa

"No verão, principalmente nos dias de maior calor, têm sido recorrentes as queixas dos utentes (...) que prendem-se com o facto, confirmado pela própria empresa Metro do Porto, de se verificarem temperaturas superiores a 30 graus no interior das carruagens", pode ler-se na proposta da CDU a que a Lusa teve hoje acesso e que vai ser votada na reunião de executivo de segunda-feira.

 

A proposta pede ainda que o executivo delibere manifestar ao conselho de administração da empresa a sua "insatisfação pelas condições em que estão a ser transportados os passageiros", que dizem ser "incompatíveis com um transporte público que se pretende, e exige, de qualidade", e ainda que o documento seja enviado ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Apesar de a Metro do Porto ter informado que a resolução do problema é tecnicamente "difícil" e exige investimentos avultados, a CDU considera que "não é aceitável a manutenção desta situação" numa altura em que as vagas de calor tendem a aumentar e que a aposta em transporte público "é condição essencial para reduzir o uso do transporte individual, para reduzir a emissão de poluentes e descarbonizar a economia".

No início de agosto, a Metro do Porto admitiu à Lusa que "é difícil" melhorar o ar condicionado nos veículos antigos, já que uma renovação total do sistema implicaria ou a diminuição da lotação ou o custo de descontinuar os 72 comboios.

Em causa está a capacidade de refrigeração dos veículos Eurotram, que é frequentemente alvo de queixas dos passageiros no verão, época em que, além das deslocações diárias habituais por toda a rede, são mais procurados nas linhas Azul e Laranja, que servem a praia de Matosinhos.

Segundo fonte oficial da empresa, "o problema é mesmo a capacidade de arrefecimento dos equipamentos", pois "a forma como estão desenhados dificulta muito" possibilidades de melhorias.

Leia Também: Metro do Porto compromete-se a adotar medidas mitigadoras do ruído nas obras

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10