Calor? BE com proposta para "reduzir riscos e proteger trabalhadores"

O Bloco de Esquerda vai "apresentar uma proposta de lei para reduzir os riscos e proteger os trabalhadores que trabalham em situações de calor extremo", avançou o partido nas redes sociais, esta terça-feira.

mariana mortágua

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
02/07/2025 08:32 ‧ ontem por Notícias ao Minuto com Lusa

Política

Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda (BE) vai "apresentar uma proposta de lei para reduzir os riscos e proteger os trabalhadores que trabalham em situações de calor extremo". A informação foi revelada na conta do partido na rede social X, esta terça-feira, dia 1 de julho. 

 

"Está um calor insuportável e toda a gente diz que 'não se consegue estar na rua'. Mas há milhares de pessoas a trabalhar com este calor", começa por afirmar o Bloco de Esquerda num 'fio' de mensagens, vincando ainda que "a Organização Internacional do Trabalho afirma que, globalmente, 70% dos trabalhadores estão expostos a calor excessivo no trabalho".

O partido prossegue, salientando que "isso torna mais urgente a proteção de quem trabalha". E acrescenta: "Ao ar livre, deve haver dispensa do trabalho quando as temperaturas estejam acima do limite definido. Nos espaços fechados, é preciso responsabilizar mais as entidades empregadoras por condições de refrigeração".

Onda de calor 'tomou conta' de Portugal (e não só) 

Portugal e o sul da Europa passaram dias de calor extremo - que levaram a diversos alertas meteorológicos. Por cá, entre sexta-feira e segunda-feira, vários distritos estiveram em aviso vermelho, o mais elevado devido às altas temperaturas, motivadas por uma massa uma massa de ar proveniente do norte de África - favorável a uma situação meteorológica de tempo muito quente e seco.

Os distritos em causa foram os de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

Máximos históricos de temperatura alcançados em um terço das estações

Máximos históricos de temperatura alcançados em um terço das estações

No domingo, foi atingido em Mora, Évora, um novo extremo absoluto para o mês de junho em Portugal continental, com a estação meteorológica a marcar 46,6° centígrados.

Lusa | 11:50 - 01/07/2025

Hoje, os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real e Beja estão sob aviso laranja devido à continuação de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estes cinco distritos vão estar sob aviso laranja até às 18h00 de hoje, passando depois a amarelo até às 18h00 de quinta-feira devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo por causa do tempo quente o distrito de Faro até às 18h00 de hoje e Viseu, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Braga, Castelo Branco e Portalegre até às 18h00 de quinta-feira.

Tempo (mantém-se) quente. 5 distritos do continente a 'laranja': Quais?

Tempo (mantém-se) quente. 5 distritos do continente a 'laranja': Quais?

Os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real e Beja estão hoje sob aviso laranja devido à continuação de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Lusa | 06:41 - 02/07/2025

Leia Também: Onda de calor bate recorde. Nunca tinha havido um dia tão quente em junho

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas