O Bloco de Esquerda (BE) vai "apresentar uma proposta de lei para reduzir os riscos e proteger os trabalhadores que trabalham em situações de calor extremo". A informação foi revelada na conta do partido na rede social X, esta terça-feira, dia 1 de julho.
"Está um calor insuportável e toda a gente diz que 'não se consegue estar na rua'. Mas há milhares de pessoas a trabalhar com este calor", começa por afirmar o Bloco de Esquerda num 'fio' de mensagens, vincando ainda que "a Organização Internacional do Trabalho afirma que, globalmente, 70% dos trabalhadores estão expostos a calor excessivo no trabalho".
O partido prossegue, salientando que "isso torna mais urgente a proteção de quem trabalha". E acrescenta: "Ao ar livre, deve haver dispensa do trabalho quando as temperaturas estejam acima do limite definido. Nos espaços fechados, é preciso responsabilizar mais as entidades empregadoras por condições de refrigeração".
Está um calor insuportável e toda a gente diz que “não se consegue estar na rua”. Mas há milhares de pessoas a trabalhar com este calor. A Organização Internacional do Trabalho afirma que, globalmente, 70% dos trabalhadores estão expostos a calor excessivo no trabalho. pic.twitter.com/LUsYawjUE4
— Bloco de Esquerda (@BlocoDeEsquerda) July 1, 2025
Onda de calor 'tomou conta' de Portugal (e não só)
Portugal e o sul da Europa passaram dias de calor extremo - que levaram a diversos alertas meteorológicos. Por cá, entre sexta-feira e segunda-feira, vários distritos estiveram em aviso vermelho, o mais elevado devido às altas temperaturas, motivadas por uma massa uma massa de ar proveniente do norte de África - favorável a uma situação meteorológica de tempo muito quente e seco.
Os distritos em causa foram os de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre.
Hoje, os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real e Beja estão sob aviso laranja devido à continuação de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Estes cinco distritos vão estar sob aviso laranja até às 18h00 de hoje, passando depois a amarelo até às 18h00 de quinta-feira devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.
O IPMA colocou também sob aviso amarelo por causa do tempo quente o distrito de Faro até às 18h00 de hoje e Viseu, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Braga, Castelo Branco e Portalegre até às 18h00 de quinta-feira.
Leia Também: Onda de calor bate recorde. Nunca tinha havido um dia tão quente em junho