Procurar

Portugal tem de dar explicações ao Irão sobre Lajes? "É falsa questão"

O candidato à Presidência da República, Marques Mendes, considerou esta segunda-feira no Porto uma não questão Portugal ter de dar esclarecimentos ao Irão pelo uso, pelos Estados Unidos, da Base das Lajes, nos Açores.

Portugal tem de dar explicações ao Irão sobre Lajes? "É falsa questão"

© Partido Social Democrata/Flickr

Lusa
23/06/2025 22:14 ‧ há 3 meses por Lusa

Política

Presidenciais

Em declarações à margem da festa de São João promovida pela Câmara do Porto e, o candidato desdramatizou o acento tónico colocado pelo embaixador do Irão, Majid Tafreshi, que disse hoje que vai pedir esclarecimentos ao governo português sobre a utilização da Base das Lajes.

 

"Isso é uma falsa questão. Toda a gente sabe que há décadas há um acordo que permite que os americanos usem a Base das Lajes. Isso já é público e é notório. Quer dizer, o embaixador do Irão pode fazer aquilo que entender, mas não pode mudar os factos", acrescentou Marques Mendes.

Sobre o conflito no Médio Oriente admitiu que o "risco é enorme" razão porque "todas as partes, os Estados Unidos, Europa, o Irão e o mundo árabe, devem fazer um esforço para baixar esta tensão".

"Acho que é clarinho que o Irão não pode ter armas nucleares. Agora, a forma mais eficaz e mais segura de resolver este problema é provavelmente pela via da negociação, pela diplomacia, envolvendo as várias partes, mas também com a ajuda da União Europeia, dos países árabes moderados, porque são pacificadores", continuou.

Apelando a um "grande esforço" conjunto, Marques Mendes salientou que a sua posição sobre o conflito "é, em grande medida igual à da União Europeia no sentido de defender uma solução negociada, por via da diplomacia".

"O caminho não pode ser pela via da violência, tem que ser por via da diplomacia", insistiu o candidato.

Leia Também: Irão não sabia sobre aviões dos EUA nas Lajes, mas vai questionar Governo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10