Procurar

Chega exige conclusão da privatização da Azores Airlines até final do ano

O Chega/Açores exigiu ao Governo Regional que o processo de privatização da Azores Airlines fique concluído até ao final do ano, sob pena de insolvência do grupo SATA.

Chega exige conclusão da privatização da Azores Airlines até final do ano

© Wikimedia Commons

Lusa
19/06/2025 13:17 ‧ há 2 meses por Lusa

Política

Chega/Açores

Afirmando que a "privatização da Azores Airlines ainda não teve um desfecho", o líder do Chega/Açores, José Pacheco, exigiu que "até final deste ano o processo chegue a uma conclusão" porque, "se tal não acontecer, a Azores Airlines terá de partir para a insolvência", revelou o partido num comunicado.

 

A posição do Chega/Açores foi divulgada na sequência de uma reunião de trabalho entre José Pacheco e o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro (PSD), de preparação do Plano e Orçamento para 2026.

Segundo o comunicado, além da questão da Azores Airlines, José Pacheco abordou também o relatório da Comissão de Inquérito ao incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) e a opção pelo hospital modular.

O Chega/Açores mostrou-se "verdadeiramente preocupado com a falta de transparência" na sequência do incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, o maior dos Açores, e a "escolha política" pelo hospital modular, "em vez de se apostar na estrutura hospital já existente e que teria capacidade para abrir portas pouco depois do incêndio".

Na reunião, José Pacheco defendeu um Orçamento Regional "executável" e instou o executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM a avançar com as propostas já apresentadas pelo partido e aprovadas em sede de Orçamento, algumas das quais já estão a ser executadas.

"Esta é uma forma de o Chega perceber se o Governo Regional tem intenções de cumprir com o aprovado em sede de Orçamento", defendeu o partido, acrescentando ter conhecimento "de muitos apoios que não chegam, de pagamentos que estão atrasados".

"Portanto, é essencial que o próximo Orçamento seja real e concreto, com medidas que realmente ajudem os açorianos e que sejam cumpridas", lê-se no comunicado.

Em 11 de junho, o Chega/Açores anunciou que vai agendar, para o plenário de julho, um debate de urgência sobre a Azores Airlines para que sejam prestados esclarecimentos acerca da situação financeira, viabilidade e processo de privatização da companhia aérea, revelou o partido.

O objetivo é "esclarecer sobre o presente e o futuro" da Azores Airlines, tendo em conta "os prejuízos acumulados" e o processo de privatização da empresa, cujo concurso público foi lançado em março de 2023, mas que "está parado", com "avanços e recuos".

Leia Também: Chega acusa Governo de voltar a esquecer Açores: "Desinteresse"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10