Da moção ao "diálogo". Programa passa e Governo entra em plenas funções

O Parlamento chumbou a moção de rejeição do PCP ao Programa do Governo, com votos contra do PSD, Chega, PS, IL, CDS-PP e JPP, abstenção de PAN e votos favoráveis de PCP, Livre e BE. Perceba o que foi discutido na fase final do debate.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
18/06/2025 10:03 ‧ 18/06/2025 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política

Programa do Governo

Chegou ao fim, esta quarta-feira, o debate sobre o Programa do XXV Governo Constitucional, com o chumbo da moção de rejeição apresentada pelo Partido Comunista Português (PCP).

 

Durante as várias intervenções, os partidos lembraram a importância do "diálogo" e de se ser uma "oposição construtiva". No final, apesar das críticas ao programa de Luís Montenegro, os partidos decidiram chumbar a Moção de Rejeição apresentada pelo PCP, viabilizando assim o documento.

A moção teve os votos a favor do Bloco de Esquerda, que disse que o programa "era mais do mesmo", do PCP que acusou o Governo de "arrogância e pouco respeito", e do Livre que considerou que o programa não está "à altura de quem lutou tanto pela democracia".

O PAN, que prometeu manter-se na "oposição construtiva", decidiu abster-se na votação.

"Portugal precisa de mais do que palavras bonitas", defendeu o JPP, que votou contra a moção, enquanto João Almeida, do CDS, disse que o Governo precisava de tempo "para poder ter estabilidade". A Iniciativa Liberal também votou contra a moção do PCP embora tenha considerado que o programa é "um texto tímido e vago". O PS também aprovou o documento sob a promessa de que "fiscalizaremos a ação do governo com dignidade”.

André Ventura lembrou que os portugueses "deram um papel de liderança" ao Chega nas eleições de 18 de maio e garantiu ao primeiro-ministro que "levará a sério o trabalho de liderar a oposição".

Destaques

Em direto

Em direto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas