Parlamento volta a ter dez partidos como em 2019 (número recorde)

A Assembleia da República vai voltar a ter dez partidos, como em 2019, número recorde, um dos quais estreante, o Juntos Pelo Povo (JPP), que conseguiu nas legislativas de domingo um eleito pelo círculo da Madeira.

Notícia

© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

Lusa
19/05/2025 01:14 ‧ há 2 horas por Lusa

Política

Legislativas

Segundo os dados divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o PSD elegeu no total 87 deputados pelas coligações AD no continente e na Madeira e PSD/CDS-PP/PPM nos Açores, e o CDS-PP dois.

 

Quando estão ainda por atribuir quatro mandatos pela emigração, o PS e o Chega têm o mesmo número de eleitos, 58, seguindo-se a IL com nove e o Livre com seis.

O PCP conseguiu três eleitos pela CDU (PCP/PEV), enquanto o seu parceiro de coligação, o PEV, voltou a ficar fora do parlamento.

O BE um e PAN elegeram um deputado cada um, assim como o JPP: três partidos com deputados únicos, sem grupo parlamentar.

O número de partidos com assento parlamentar subiu em 2015, de seis para sete, com a entrada do PAN na Assembleia da República, e depois de sete para dez, em 2019, quando Chega, IL e Livre elegeram pela primeira vez.

Em 2022, o número de partidos desceu, com as saídas do PEV e do CDS-PP, que voltou ao parlamento nas eleições seguintes, de 2024, em coligação com o PSD,  que agora se repetiu, sem o PPM.

Leia Também: PS perdeu para a AD em quatro distritos e para o Chega em três

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas