De acordo com os resultados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, no círculo de Leiria, no qual foram admitidas 14 listas que disputaram 10 mandatos, a AD obteve 37,06% (98.243 votos), o Chega 23,07% (61.162) e o PS 18,98% (50.321).
A AD elegeu a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, e os atuais deputados Hugo Oliveira, também presidente da distrital social-democrata, Sofia Carreira, anunciada pela concelhia como candidata à Câmara de Leiria nas próximas eleições autárquicas, João Santos e Ricardo Carvalho.
Os deputados Gabriel Mithá Ribeiro e Luís Paulo Fernandes, este último candidato ao Município de Leiria, e a médica Cristina Vieira, candidata à Câmara de Óbidos, foram os eleitos do Chega.
Já o PS elegeu o deputado Eurico Brilhante Dias e a vereadora da Câmara de Leiria Catarina Louro.
A Iniciativa Liberal continuou a ser o quarto partido mais votado, com 6,02% e 15.971 votos, seguindo-se o Livre (3,51% e 9.299 votos) e o ADN (2,17% e 5.745 votos).
Logo depois surgem a CDU, com 2,06% e 5.468 votos, o Bloco de Esquerda (1,92% e 5.099 votos) e o PAN (1,17% e 3.103 votos).
O BE, que tinha como cabeça de lista o histórico Fernando Rosas e tinha sido a quinta força política nas legislativas de 2024, caiu para o oitavo lugar.
A AD - Coligação PSD/CDS ganhou em 12 dos 16 municípios do distrito: Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Óbidos, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.
Por seu turno, o Chega foi o partido mais votado na Marinha Grande, Nazaré e Peniche, concelhos tradicionalmente de esquerda, enquanto os socialistas apenas venceram em Castanheira de Pera.
O PS teve nesta eleição o segundo pior resultado de sempre no distrito de Leiria em eleições legislativas (18,98%). É preciso recuar a 1987 para encontrar um resultado ligeiramente inferior ao de hoje para os socialistas, 18,73%.
No distrito de Leiria estavam inscritos 411.995 eleitores, tendo votado 265.109. A abstenção foi de 35,65%.
Nas legislativas de 10 de março de 2024, a Aliança Democrática (PSD/CDS-PP/PPM) teve 36,32% dos votos e elegeu cinco deputados, o PS 23,23% e três parlamentares, e o Chega, com 20,31% dos votos, alcançou três mandatos. Nesse ano, a abstenção neste círculo foi de 33,63%.
Leia Também: Chega é o partido mais votado em Setúbal com 26,38%