AD, Chega e Livre crescem no Porto que perde deputado do BE

O círculo eleitoral do Porto, onde a AD -- Coligação PSD/CDS venceu, o PS perdeu dois deputados, o Chega conquistou mais dois e o Livre mais um relativamente ao ano passado, ficou hoje sem representação parlamentar do Bloco de Esquerda.

Notícia

© Pixabay

Lusa
18/05/2025 23:37 ‧ há 11 horas por Lusa

Política

Legislativas

Com as 243 freguesias dos 18 concelhos apuradas, a AD -- Coligação PSD/CDS foi a força mais votada com 34,22% dos votos (375.606 votos), elegendo 15 deputados, mais um do que em 2024.

 

Na bancada da AD -- Coligação PSD/CDS na Assembleia da República ganharam lugar, pelo círculo do Porto, Paulo Rangel, Nuno Melo, Ana Gabriela Cabilhas, Miguel Guimarães, Carlos Abreu Amorim, Germana Rocha, Alberto Santos, Alberto Machado, Andreia Neto, Hugo Carneiro, Francisco Covelinhas Lopes, Carla Barros, Francisco Sousa Vieira, Rui Rocha Pereira e Olga Freire.

No distrito que elege 40 deputados, foram mais de 110 mil os votos que separaram a AD do PS, que, com 24,04% dos votos ficou em segundo lugar e elegeu 11 deputados.

Na bancada socialista, o distrito vai ser representado por Fernando Araújo, Sofia Pereira, João Torres, Tiago Barbosa Ribeiro, Patrícia Faro, Porfírio Silva, Joana Lima, Eduardo Pinheiro, Dália Miranda, Humberto Brito e José Carlos Barbosa.

Comparativamente a 2024, o PS perdeu dois mandatos e o Chega, que triplicou os deputados eleitos, passando de dois para sete mandatos, voltou a crescer no Porto, elegendo nove deputados.

Com 20,67% dos votos (226.806 votos) vão representar o distrito os deputados Rui Afonso, Diogo Pacheco Amorim, Cristina Rodrigues, José de Carvalho, Marcus Soares dos Santos, Sónia Monteiro, Patrícia Nascimento, Raul Melo e Idalina Costa.

O Bloco de Esquerda, que no ano passado elegeu Marisa Matias e José Soeiro, ficou sem representação parlamentar pelo círculo do Porto, o que, de acordo com os dados oficiais do Ministério da Administração Interna (MAI) não acontecia desde 2002.

Já com 6,10% dos votos (66.926), os liberais elegeram dois deputados -- Carlos Guimarães Pinto e Miguel da Fonseca - mantendo o número de mandatos de 2024.

O Livre, que conquistou pela primeira vez um deputado nas últimas eleições legislativas, duplicou o número de eleitos no Porto.

Com 4,30% dos votos (47.156), vão representar o círculo do Porto na Assembleia da Republica Jorge Pinto e Filipa Pinto.

À semelhança das últimas eleições, a CDU (PCP-PEV) elegeu um deputado, com 2,28% dos votos (25.002). Alfredo Maia vai representar o partido na Assembleia da Republica.

De um total de 1.591.357 eleitores inscritos neste círculo eleitoral, votaram 1.097.523, com a abstenção a fixar-se em 31,03%.

Leia Também: AD ganhou nos 18 concelhos de Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas