"Será, independentemente do resultado, uma noite em que vamos celebrar a campanha que fizemos", afirmou Mariana Mortágua, depois de o BE ter apostado num formato de campanha diferente do habitual, sem arruadas e visitas a feiras e mercados.
À chegada à Casa do Alentejo, em Lisboa, local escolhido pelos bloquistas para 'quartel-general' da noite eleitoral, Mariana Mortágua começou por cumprimentar alguns dos apoiantes presentes e disse estar "contente" por estar num local "tão simbólico".
A poucos minutos das primeiras projeções televisivas sobre os resultados, Mortágua disse estar "tranquila" e remeteu reações para depois de serem conhecidos os resultados finais.
"São sempre noites em que sofremos à espera, quase como a final do campeonato (...). Estamos quase a saber os resultados finais. Portanto, vamos esperar por esses resultados e certamente depois virei conversar convosco já com todos os votos contados. Acho que é isso que esperamos", acrescentou.
Pouco antes das 19:00, chegaram à Casa do Alentejo a eurodeputada e antiga coordenadora nacional do partido, Catarina Martins, Fabian Figueiredo, líder parlamentar e número dois por Lisboa, além de outros dirigentes como Jorge Costa, do núcleo duro.
Presentes no 'quartel-general' estão também dois dos três fundadores que se candidatam nestas legislativas e regressaram às listas do partido mais de uma década depois: Luís Fazenda, candidato por Aveiro, e Fernando Rosas, por Leiria. Francisco Louçã, de acordo com o partido, estará em Braga, círculo que encabeça.
Nas últimas eleições legislativas, em março do ano passado, o BE elegeu cinco deputados, dois por Lisboa (Mariana Mortágua e Fabian Figueiredo), dois pelo Porto (Marisa Matias e José Soeiro) e uma por Setúbal (Joana Mortágua) e foi a quinta força política mais votada, com 4,36 % dos votos a nível nacional.
[Notícia atualizada às 20h35]
Leia Também: AO MINUTO: Urnas fechadas no continente e Madeira; Que abstenção?