Hélia Caneira vende leitão assado mas não tem nada contra o PAN

Hélia Caneira segue o ofício dos pais desde 1960 e, embora o negócio seja centrado na venda de leitão assado, confessa que apoia algumas das causas do PAN.

Notícia

© Facebook / PAN

Lusa
10/05/2025 14:38 ‧ há 9 horas por Lusa

Política

Legislativas

Leitão assado de negrais, empadas e rissóis, são apenas algumas das iguarias que uma das muitas bancas que o Mercado Municipal de Benfica tem para oferecer, e o rosto por detrás da montra, Helena Carreira, concorda que "têm que existir regras no abate dos animais", algo que a porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, subscreve.

 

"Há um caminho comum a fazer, pelo menos naquilo em que concordamos, evidentemente. Acho que todos nós podemos trabalhar em conjunto", adiantou a líder do PAN.

A feirante reconheceu a líder do PAN de quando a deputada única trabalhava na Câmara Municipal de Sintra, mais propriamente na área das "contraordenações". Inês Sousa Real explicou que na altura o seu trabalho era "fiscalizar", admitindo, entre risos, "que não era uma área simpática", mas que "era uma área essencial".

No entanto, Helena Carreira, mesmo garantindo que o seu negócio cumpre todas as normas no que diz respeito ao abate, admite não concordar com tudo o que defende o PAN, nomeadamente no que toca a touradas.

"Eu gosto de touradas. A primeira vez que vi uma tourada em Espanha custou-me um bocadinho", mas voltou a prontamente a vincar que no abate é diferente: "tem que haver fiscalização".

Já Paula Neto aproveitou a presença da deputada para se queixar do aumento dos preços e do facto dos produtos virem quase todos do estrangeiro.

"Olha este feijão, nós vendíamos aqui a dois euros ou três e agora estou a vender a seis. É muito", acrescentou a feirante.

Entre as bancas do espaço circular do Mercado, o PAN ia encontrando pessoas e feirantes que têm animais domésticos, uns com "quatro cadelinhas" e alguns com "um cão e um gatinho".

Perante estas manifestações de carinho pelos animais que estas pessoas têm em casa, Inês Sousa Real respondia sempre com o pedido de que todos votassem em nome deles, em virtude das "muitas medidas" que têm para os animais.

Isabel Marques, na sua banca de fruta e legumes, queixou-se que os partidos apresentam "muitas propostas, mas pouca ação" e que embora o PAN defenda os animais, as pessoas agora precisam de ajuda, porque a "Saúde está de rastos".

A líder do PAN tentou contrapor afirmando que foi o PAN que mais propostas apresentou e mais viu serem aprovadas na Assembleia da República.

"Convidava a conhecer um pouco aquilo que temos feito e se está zangada com os grandes partidos que votam no PAN, pelo menos temos feito alguma coisa, mesmo só com uma deputada", adiantou.

Mas Isabel mantém a opinião de que muitos "prometem, mas não fazem nada" e Inês Sousa Real responde que não podiam "estar mais de acordo".

Algures pelo meio do mercado, a líder do PAN encontra alguém que lhe garante dois votos nas legislativas, o seu e o da sua mãe que o acompanhava nas compras.

"Tenho lá uma tartaruga em casa e sou amigo dos animais, o meu voto é seu e aqui da dona minha mãe também. Aqui já tem dois", acrescentou.

Em dia de dérbi entre Benfica e Sporting que pode mesmo decidir o campeonato, Inês Sousa Real encontrou um homem que admitiu "não estão dos mesmos lados da barricada" em termos políticos, contudo, a líder do PAN ainda conseguiu oferecer um folheto ao filho deste senhor, que se fazia vestir com uma camisola do Benfica.

"Logo não vou torcer pelo clube dele ", acrescentou a deputada.

O pai da criança, sorrindo, terá entendido de forma contrária a afirmação de Inês Sousa Real, ao responder que ambos têm "bom gosto".

[Notícia atualizada às 15h14]

Leia Também: De mota, Pedro Nuno Santos acelera para a vitória do PS

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas