À margem de uma ação de campanha para as legislativas no distrito de Coimbra, Mariana Mortágua foi questionada sobre que novo Papa é que o mundo necessita, antes de se saber que seria eleito o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost.
"Acho que o mundo precisa e merece uma voz pela paz, uma voz que denuncie a guerra, uma voz que defenda a ecologia contra a destruição ambiental, uma voz que defenda a igualdade contra a economia que mata", respondeu Mariana Mortágua.
Considerando que Francisco tinha essa mensagem, a líder do BE defendeu que "o mundo precisa de uma voz forte que possa lutar por estes valores que nos unem a todos".
"A igreja tem um papel essencial na nossa sociedade. E poder ter esta voz que fala a todo mundo e que fala sobre paz e sobre ambiente, ecologia, que fala sobre união, que fala sobre solidariedade, que fala sobre igualdade, é muito importante nos tempos que correm", rematou.
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, 69 anos, foi hoje eleito Papa, ao fim de dois dias de conclave, e assumiu o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, Estados Unidos, tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.
Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Leia Também: Montenegro destaca "significado político" da escolha de um papa dos EUA