A deputada do Bloco de Esquerda (BE) Joana Mortágua acusou o Governo de ter cancelado a "celebração do 25 de Abril para a substituir por uma ação de campanha" do Partido Social Democrata (PSD) e questionou se o evento, no Palácio de São Bento, "saiu do orçamento de campanha ou do bolso dos contribuintes".
"Que o governo cancelou a celebração do 25 de Abril para a substituir por uma ação de campanha do PSD já ninguém tem dúvidas", escreveu a bloquista na rede social X.
"Resta saber se saiu do orçamento de campanha da AD ou do bolso dos contribuintes", acrescentou.
Que o governo cancelou a celebração do 25 de abril para a substituir por uma ação de campanha do PSD já ninguém tem dúvidas. Resta saber se saiu do orçamento de campanha da AD ou do bolso dos contribuintes.
— Joana Mortágua ️️️ (@JoanaMortagua) May 1, 2025
Em causa está o evento São Bento em família, realizado na quinta-feira, que resultou do adiamento, devido à morte do Papa Francisco, dos momentos celebrativos do 25 de Abril previstos para a residência oficial do primeiro-ministro.
Na quinta-feira, também o secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, fez uma crítica semelhante ao Governo, acusando-o de utilizar dinheiros públicos para fazer campanha eleitoral. O socialista criticou ainda a falta de seriedade sem limites da Aliança Democrática (AD).
"A falta de seriedade do Governo da AD não tem limites. Este Governo em plena campanha, em plena campanha eleitoral, usa dinheiro público e recursos públicos para fazer campanha. O espetáculo que nós hoje estamos a assistir em São Bento é inaceitável", afirmou Pedro Nuno Santos, na quinta-feira.
O evento, uma celebração conjunta do 25 de Abril e do 1.º de Maio, contou com cravos vermelhos e um dueto de Luís Montenegro e Tony Carreira.
Leia Também: Montenegro junta-se a Tony Carreira para cantar 'Sonhos de Menino'. Veja