Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Redução de deputados "é uma declaração de guerra aos partidos"

O candidato às eleições primárias do PS António Costa considerou hoje que uma eventual redução do número de deputados seria uma "declaração de guerra" aos partidos mais à esquerda e um "favor ao PSD".

Redução de deputados "é uma declaração de guerra aos partidos"
Notícias ao Minuto

14:27 - 16/09/14 por Lusa

Política António Costa

António Costa, que visitou esta manhã uma Instituição Particular Solidariedade Social (IPSS) em Loures, comentou desta forma a proposta de revisão da lei eleitoral para a Assembleia da República, com redução de 230 para 181 deputados, apresentada hoje pelo seu oponente às eleições primárias do PS, António José Seguro.

Em conferência de imprensa, António José Seguro adiantou que proporá que a nova lei eleitoral, que contempla também introdução do voto preferencial do eleitor em relação ao deputado, entre em vigor já nas próximas eleições legislativas.

No entanto, para António Costa "seria um erro avançar" para essa lei, uma vez que iria "afetar a proporcionalidade" e a representatividade dos partidos, sobretudo daqueles mais à esquerda.

"Pode ser muito popular, mas eu sou contra. Afeta muito a proporcionalidade e é uma declaração de guerra aos partidos à nossa esquerda e um favor ao PSD, porque desvaloriza claramente o CDS-PP", afirmou.

Ainda respondendo a António José Seguro, António Costa disse que "cada um dá prioridade ao que quer" e que a sua é o "relançamento da economia" e o "combate à pobreza infantil e juvenil".

"Não podemos ignorar a pobreza, em particular a infantil e a juvenil, que tem estado a aumentar muito significativamente nos últimos anos", sublinhou.

Nesse sentido, António Costa explicou que a sua visita à Associação Luís Pereira da Mota, em Loures, visou o contacto com técnicos sociais, habituados a trabalhar com realidades como a pobreza infantil e juvenil.

"A pobreza das crianças e dos jovens significa reproduzir para a próxima geração um ciclo de pobreza. Isso significa privar o país e cada uma dessas crianças da oportunidade da sua realização plena", apontou.

O também presidente da Câmara de Lisboa sublinhou que uma das suas propostas vai no sentido de criar uma Estratégia Nacional de combate à pobreza infantil e juvenil.

A Associação Luís Pereira da Mota, que possuí vários equipamentos sociais no concelho de Loures, abriu em 2013 um Centro de Apoio Integrado, que apoia mais de 700 utentes nas valências de creche, lar, centro de dia e apoio domiciliário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório