Parlamento debate revisão do regime jurídico do ensino superior

O parlamento vai discutir hoje a proposta de lei do Governo para o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), que revê as regras em vigor desde 2007, com cinco iniciativas de outros partidos também em debate.

Comissão permanente da AR reúne-se hoje para declarações políticas e leitura de vetos do PR

© Lusa

Lusa
12/03/2025 06:04 ‧ 12/03/2025 por Lusa

Política

Ensino Superior

A proposta de lei do Governo, aprovada pelo Conselho de Ministros em 06 de fevereiro, altera o RJIES, mas também a Lei de Bases do Sistema Educativo, que estabelece as bases de financiamento do ensino superior.

 

O novo RJIES proposto pelo executivo, que substitui a designação "Ensino Superior" por "Educação Superior", pretende reforçar a autonomia das instituições, prevê a fusão de universidades e politécnicos e a integração de privadas em públicas, e mantém o modelo binário, mas possibilita a evolução e flexibilização do sistema.

Assim, os institutos politécnicos poderão tornar-se universidades politécnicas, que poderão, por sua vez, tornar-se universidades.

Outra das novidades é o fim do monopólio da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), uma vez que os processos passam a estar também abertos a agências de acreditação nacionais dos estados-membros da União Europeia.

Os reitores das universidades e presidentes dos politécnicos deverão passar a ser escolhidos em eleições diretas, abertas à comunidade, de entre dois candidatos, pré-selecionados pelo Conselho Geral, que não participa na eleição final.

As eleições diretas serão abertas também a antigos estudantes, além dos docentes e investigadores, alunos e pessoal técnico e administrativo.

Uma das mudanças mais polémicas é a intenção de restringir a contratação de docentes e investigadores para combater a endogamia.

A proposta do Governo é que as universidades não possam contratar os próprios doutorados nos primeiros três anos após a conclusão do doutoramento, mas apenas se todo o percurso académico tiver sido feito na mesma instituição.

Além da proposta de lei do Governo, vão estar em discussão outros projetos de lei que alteram o RJIES, da iniciativa do PS, Chega, Iniciativa Liberal, Livre e PCP.

O RJIES está em vigor desde 2007 e o diploma previa que a sua revisão cinco anos depois, em 2012. O anterior governo ainda iniciou o processo de revisão, que acabou por ficar suspensa após a demissão do ex-primeiro-ministro António Costa.

Leia Também: Programa tenta combater assédio sexual no ensino superior de Timor-Leste

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas