Procurar

Pedro Nuno diz que políticos têm de estar preparados para a transparência

O secretário-geral do PS afirmou hoje que quem escolhe a vida política tem de estar preparado para a transparência e para o escrutínio público, referindo-se ao caso que envolve a empresa da família de Luís Montenegro.

Pedro Nuno diz que políticos têm de estar preparados para a transparência

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
01/03/2025 19:11 ‧ há 5 meses por Lusa

Pedro Nuno Santos fez estas declarações esta tarde, em Bragança, num discurso na apresentação dos candidatos para aquele distrito às eleições autárquicas deste ano, com ênfase para a cabeça de lista pela capital de distrito, a deputada e ex-secretária de Estado Isabel Ferreira.

 

" (...) Lamento, mas quem escolhe estar nesta vida tem de estar preparado para a transparência e para o escrutínio. Não venham com a conversa de 'coitados dos políticos, que têm direito a ter seu trabalho'. Têm, sim senhora. E têm a obrigação de serem transparentes com o povo (...)", afirmou o secretário-geral dos socialistas.

Para Pedro Nuno Santos, os políticos têm o dever de ser ainda mais transparentes e que de todos é o primeiro-ministro aquele que tem a maior obrigação.

"E sabem porquê? Porque nós, políticos, temos poder sobre a vida das pessoas. E quando de tem poder, tem-se mais responsabilidades (...). Não estamos a ser populistas. Estamos a exigir aquilo que se deve exigir a qualquer cidadão", vincou.

O dirigente do PS considerou que ninguém está impedido de ser empresários, que é algo que valoriza as pessoas a capacidade de empreender.

Contudo, na sua opinião Luís Montenegro não é um empresário, "é uma coisa diferente" de um empresário, é um consultor "que criou uma empresa para continuar a ser remunerado".

"(...) Não é ético, nem aceitável. Soubemos que não temos um ministro em exclusividade há 10 meses. E, se estão recordados, o senhor primeiro-ministro, e bem, disse que o seu secretário de Estado, Hernâni Dias, tinha sido imprudente. O que diz agora Montenegro dele próprio em matéria de imprudência?", lançou Pedro Nuno Santos.

O primeiro-ministro anunciou para as 20h uma comunicação ao país sobre decisões pessoais e políticas acerca da empresa detida atualmente pela sua mulher e os seus filhos, depois de um Conselho de Ministros extraordinário.

Leia Também: "Não vejo o primeiro-ministro a cometer ilegalidades. Será esclarecedor"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10