Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2020
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 22º

Edição

Se Barroso não voltar atrás, Putin divulga áudio do telefonema

O embaixador russo para a União Europeia adiantou, esta terça-feira, que se Durão Barroso não se retratar de uma afirmação alegadamente proferida por Vladimir Putin, a Rússia vai divulgar publicamente todo o conteúdo da conversa em questão, avança o USA Today.

Se Barroso não voltar atrás, Putin divulga áudio do telefonema

Se Durão Barroso não voltar atrás com uma afirmação que revelou, alegadamente proveniente de uma conversa telefónica mantida com Vladimir Putin, a Rússia vai disponibilizar todo o conteúdo do telefonema entre as duas personalidades, noticia o USA Today.

O jornal italiano La Repubblica deu conta, esta segunda-feira, de uma afirmação deveras surpreendente alegadamente da autoria do presidente russo, durante uma conversa telefónica com o Comissário Europeu: “Se quiser, conquisto Kiev em duas semanas”.

O Kremlin defende que afirmação foi tirada do contexto e exige uma retratação por parte de Durão Barroso.

Numa carta aberta ao presidente da Comissão Europeia, o embaixador russo para a União Europeia, Vladimir Chizhov, escreve que a imprensa diz “que [ Durão Barroso] alegadamente partilhou o conteúdo de uma conversa com alguns dos colegas das União Europeia, atribuindo ao presidente russo, em particular, palavras que foram claramente tiradas do contexto”.

Chizhov sublinha, ainda, que a divulgação de conversas confidenciais deste nível “vai muito além dos limites da prática diplomática geralmente aceite”.

“Eu tenho conhecimento de que a administração do presidente russo tem a transcrição áudio e por escrito da conversa telefónica em questão e, por uma questão de clarificação, está preparada para a tornar pública se [ Durão Barroso] não der indiciações em contrário nos próximos dois dias”, acrescentou o embaixador.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório