Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Se Barroso não voltar atrás, Putin divulga áudio do telefonema

O embaixador russo para a União Europeia adiantou, esta terça-feira, que se Durão Barroso não se retratar de uma afirmação alegadamente proferida por Vladimir Putin, a Rússia vai divulgar publicamente todo o conteúdo da conversa em questão, avança o USA Today.

Se Barroso não voltar atrás, Putin divulga áudio do telefonema
Notícias ao Minuto

15:44 - 03/09/14 por Notícias Ao Minuto

Política Crise

Se Durão Barroso não voltar atrás com uma afirmação que revelou, alegadamente proveniente de uma conversa telefónica mantida com Vladimir Putin, a Rússia vai disponibilizar todo o conteúdo do telefonema entre as duas personalidades, noticia o USA Today.

O jornal italiano La Repubblica deu conta, esta segunda-feira, de uma afirmação deveras surpreendente alegadamente da autoria do presidente russo, durante uma conversa telefónica com o Comissário Europeu: “Se quiser, conquisto Kiev em duas semanas”.

O Kremlin defende que afirmação foi tirada do contexto e exige uma retratação por parte de Durão Barroso.

Numa carta aberta ao presidente da Comissão Europeia, o embaixador russo para a União Europeia, Vladimir Chizhov, escreve que a imprensa diz “que [ Durão Barroso] alegadamente partilhou o conteúdo de uma conversa com alguns dos colegas das União Europeia, atribuindo ao presidente russo, em particular, palavras que foram claramente tiradas do contexto”.

Chizhov sublinha, ainda, que a divulgação de conversas confidenciais deste nível “vai muito além dos limites da prática diplomática geralmente aceite”.

“Eu tenho conhecimento de que a administração do presidente russo tem a transcrição áudio e por escrito da conversa telefónica em questão e, por uma questão de clarificação, está preparada para a tornar pública se [ Durão Barroso] não der indiciações em contrário nos próximos dois dias”, acrescentou o embaixador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório