Procurar

Governo vai aprovar esta semana "30 medidas de simplificação fiscal"

Anúncio foi feito por Marques Mendes, que revelou quatro das medidas deste programa.

Governo vai aprovar esta semana "30 medidas de simplificação fiscal"

© Partido Social Democrata/ flickr

Notícias ao Minuto
12/01/2025 21:52 ‧ há 8 meses por Notícias ao Minuto

Luís Marques Mendes, antigo presidente do Partido Social Democrata (PSD), anunciou, este domingo, que o Governo vai aprovar esta semana cerca de 30 medidas de simplificação fiscal. 

 

No seu espaço de comentário na SIC, Marques Mendes revelou que o Conselho de Ministros do próximo dia 16 de janeiro vai aprovar um programa "de cerca de 30 medidas em matéria de simplificação fiscal", uma "iniciativa do Ministério das Finanças e do Ministério da Economia". 

Segundo Marques Mendes, os principais objetivos deste programa são "reduzir custos de contexto", "aumentar a digitalização de procedimentos" e "melhorar a comunicação com os contribuintes".

Entre as medidas, para as pessoas e as empresas, Marques Mendes destacou quatro, a implementar em 2025 e 2026.

Primeiro, o "atestado médico de incapacidade multiuso". Até agora, "o interessado tinha de ir à Segurança Social e à Autoridade Tributária. A ideia é de que haja uma comunicação automática", o que trará "maior celeridade" na obtenção dos benefícios fiscais e apoios sociais.

No domínio do IVA, o "fim dos livros de registo para pessoas sem contabilidade organizada". Elimina assim a necessidade de deter livros físicos, que são substituídos pela classificação de faturas no Portal das Finanças, representando uma "desmaterialização".

No domínio das empresas, há o objetivo de simplificar o regime de bens em circulação com o "fim de documentos em papel" no transporte de mercadoria e "registo apenas eletrónico". 

O Governo pretende também simplificar a "emissão de faturas eletrónicas". 

"A ideia em si da simplificação fiscal é uma ideia positiva e esperemos que este pacote para pessoas e empresas seja, de facto, muito prático, muito concreto e com ideias positivas", completou.

Leia Também: Acusados são ex-diretores de organismos da Segurança Social, diz Governo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10