Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Costa aceita debates com Seguro a 5, 9 e 23 de setembro

A candidatura de António Costa informou hoje que aceitou a proposta de regulamento, datas e regras apresentada pelo Presidente da Comissão Eleitoral das primárias, Jorge Coelho, com debates televisivos a 05, 09 e 23 de setembro.

Costa aceita debates com Seguro a 5, 9 e 23 de setembro
Notícias ao Minuto

13:50 - 28/08/14 por Lusa

Política Primárias

De acordo com a candidatura do autarca lisboeta, os debates entre António Costa e o atual secretário-geral do PS, António José Seguro, terão a duração de 35 minutos.

"Esta não era a nossa proposta mas aceitamo-la com o intuito de se chegar a um entendimento", refere a candidatura de António Costa, em comunicado.

António José Seguro e António Costa disputam a 28 de setembro eleições primárias para escolher o candidato do PS a primeiro-ministro.

No comunicado, a candidatura de Costa salienta que sempre tem defendido "o respeito da autonomia das federações".

"Por isso nos opusemos a que as eleições e congressos federativos se sobrepusessem ao processo das primárias. Por isso propusemos várias datas para que os debates das primárias se iniciassem após dia 06, quando se encerram as eleições federativas", refere ainda o texto, considerando que as eleições federativas - marcadas para 05 e 06 de setembro - "assentam em pressupostos, propostas, protagonistas próprios cuja autonomia deve ser preservada e respeitada como um dos pilares da democracia interna no PS".

"A realização do primeiro debate dia 05 não é por isso a melhor solução, mas a solução possível, que aceitamos a benefício de um consenso", conclui o comunicado.

De acordo com o regulamento das primárias estava definido que, "sem prejuízo de quaisquer iniciativas de debate que venham a ser livremente acordadas pelas candidaturas, a Comissão Eleitoral assegura junto dos meios de comunicação nacional a realização de, pelo menos, três debates públicos televisivos entre os candidatos, durante o período destinado à campanha eleitoral".

[Notícia atualizada às 14h05]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório