Aumento das pensões proposto "significa que triunfou a previsibilidade"

O PS insistiu hoje que a sua proposta de aumento adicional das pensões, além de reforçar a progressividade, traduz uma vitória da previsibilidade face a um eventual pagamento de bónus aos pensionistas.

Notícia

© Global lmagens

Lusa
29/11/2024 20:12 ‧ ontem por Lusa

Política

OE2025

"A aprovação da proposta do PS nas pensões traduz um aumento suplementar que vai chegar à esmagadora maioria dos pensionistas, reforça a progressividade do sistema de atualização das pensões e significa que triunfou a previsibilidade, em vez de ficar em aberto [o pagamento de] um qualquer bónus", referiu à Lusa o deputado do PS Miguel Cabrita.

 

O deputado socialista referia-se ao um aumento adicional de 1,25 pontos percentuais das pensões que vai somar-se em janeiro ao regular anual proposto pelo PS e viabilizado durante as votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), hoje aprovado em votação final global.

Miguel Cabrita insistiu ainda nas críticas ao Governo por ter usado um indicador "errado" sobre o aumento do IAS, considerando que no OE2025 o impacto orçamental do aumento das pensões estará "sobre orçamentado".

"Foi carregado para o Orçamento do Estado um indicador que não estava correto", disse, acrescentando que isso significou um "anúncio enganoso" de aumento das pensões e que haja uma estimativa de impacto orçamental que foi "sobre orçamentada no Orçamento do Estado para 2025", fazendo com que "haja uma folga adicional" para incorporar o aumento das pensões proposto pelo PS.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje a estimativa rápida da inflação de novembro, que indica que a inflação média sem habitação foi em novembro de 2,1%. Em anos em que a taxa de crescimento do PIB oscila entre os 2% e 3%, a fórmula de atualização do Indexante de Apoios Sociais (IAS) e das pensões de valor até dois IAS indica que à inflação são acrescidos 0,5 pontos percentuais.

Desta forma, o IAS e as pensões até dois IAS aumentam 2,6% em janeiro, com Miguel Cabrita a comparar este dado com a estimativa de atualização do IAS de 3,10% referida pela ministra do Trabalho em meados deste mês, no âmbito e uma audição na especialidade do OE2025.

Para Miguel Cabrita, ao ser estimado pelo Governo um valor de 3,10% em vez dos 2,6% para a atualização do IAS, isso significará que a previsão de despesa com o aumento das pensões em 2025 estará sobredimensionada.

Leia Também: Pensões, IRC e salário dos políticos marcam maratona de alterações ao OE

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas