OE2025. Aprovada proposta do Livre para eliminar barreiras arquitetónicas

A proposta de alteração do Livre para dar verbas para as ações de eliminação de barreiras arquitetónicas e de adaptação do edificado foi hoje aprovada, nas votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).

Notícia

© Global Imagens

Lusa
22/11/2024 15:55 ‧ há 2 semanas por Lusa

Política

OE2025

A proposta foi aprovada com os votos contra do PSD e CDS, a abstenção da Iniciativa Liberal e votos a favor dos demais partidos.

 

Com a aprovação desta medida do Livre, o Governo fica "autorizado a transferir para os organismos da Administração Pública as verbas destinadas às ações de eliminação de barreiras arquitetónicas e de adaptação do edificado em ordem a garantir o acesso às pessoas com mobilidade condicionada".

Além disso, fica também autorizado a "transferir as verbas destinadas a produzir materiais de comunicação e informação e a assegurar a acessibilidade a conteúdos digitais, de cariz informativo, cultural e lúdico a pessoas com deficiência, através do PRR ou de outros instrumentos financeiros da União Europeia".

Na justificação da proposta, o Livre explica que "no que tange ao problema das acessibilidades aos edifícios públicos e a conteúdos digitais adaptados, bem como à disponibilização de informação adaptada, a falta de execução representa nada menos que a exclusão de todos aqueles que precisam deste tipo de medidas, o que a presente proposta visa alterar".

Esta foi a primeira proposta de alteração da oposição aprovada neste primeiro dia da 'maratona' de votações.

Leia Também: Livre vai votar a favor das propostas de aumento de pensões da esquerda

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas