Congresso do PSD arrancou às 10h43 com lema 'Portugal no bom caminho'

O 42.º Congresso do PSD arrancou às 10h43 de hoje, em Braga, num palco dominado mais pelo azul do que pelo laranja e com o slogan 'Portugal no bom caminho'.

Terrenos Selminho, PSD, sigla

© Global Imagens

Lusa
19/10/2024 11:08 ‧ 19/10/2024 por Lusa

Política

Congresso/PSD

Os trabalhos foram abertos com mais de 40 minutos de atraso em relação ao programa pelo presidente da mesa do Congresso, Miguel Albuquerque, estando prevista, de seguida, a intervenção de abertura do presidente do PSD, Luís Montenegro.

 

Montenegro entrou na sala ao som do hino de campanha e com muitas palmas e gritos de "Portugal, Portugal", dos delegados, que ainda não enchiam todos os lugares disponíveis.

Os ecrãs do palco onde serão projetadas as intervenções são circulares e não retangulares ao contrário do habitual. Mas, cumprindo a tradição, o busto do fundador Francisco Sá Carneiro está junto das bandeiras de Portugal, da União Europeia e do PSD num dos lados.

À entrada para a sala do congresso, no chão, os delegados são "recebidos" por uma série de fotografias de Montenegro ao lado das principais datas do seu percurso desde que chegou à liderança do PSD: as primeiras diretas e Congresso em 2022, o programa "Sentir Portugal" que o levou aos 308 municípios do país e as eleições antecipadas de 10 de março, que o conduziram ao poder.

Esta será a primeira reunião magna do PSD numa década com os sociais-democratas no Governo, o que já não acontecia desde o 35.º, em fevereiro de 2014, no Coliseu dos Recreios, e marca também os 50 anos do partido, fundado em 1974.

Luís Montenegro foi eleito pela primeira vez líder do PSD em julho de 2022, e reeleito em setembro passado com 97,45% dos votos, tendo chegado a primeiro-ministro em abril deste ano, na sequência da demissão de António Costa e das legislativas antecipadas, em que a AD (coligação PSD/CDS-PP/PPM) venceu o PS por cerca de 50 mil votos.

De acordo com informação do PSD, o 42.º Congresso Nacional, que decorre no Fórum Braga entre hoje e domingo, será o mais participado da última década, contando com 903 delegados, 197 participantes, 950 observadores, 145 convidados e mais de 2.000 observadores inscritos.

Leia Também: PSD Madeira pode chumbar OE? Montenegro apela a "responsabilidade"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas