Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 17º

Subida de custo de vida foi maior razão de voto em Portugal nas Europeias

O aumento do custo de vida foi a razão que levou maioria dos portugueses (59%) a votar nas eleições europeias de junho, segundo um inquérito Eurobarómetro hoje divulgado pelo Parlamento Europeu (PE).

Subida de custo de vida foi maior razão de voto em Portugal nas Europeias
Notícias ao Minuto

13:07 - 03/10/24 por Lusa

Política Eurobarómetro

Portugal é o segundo Estado-membro com maior percentagem de inquiridos que selecionaram a subida de preços e do custo de vida como principal incentivo para votar, depois da Grécia (70%), e acima da média da UE (42%).

 

A proteção social, a previdência social e o acesso a cuidados de saúde ficou em segundo lugar (PT 51%, UE 24%) e a situação económica em terceiro (PT 42%, UE 41%), de acordo com o inquérito pós-eleitoral.

Entre os inquiridos abstencionistas, a maioria (54%) também selecionou a subida da inflação e do custo de vida como o principal motivo que os teria levado a votar nas eleições ao PE (UE 46%).

A situação económica foi a escolha para 42% dos inquiridos que se abstiveram (UE 36%), empatada com a proteção social e cuidados de saúde (UE 25%).

Em Portugal, foram realizadas 1.010 entrevistas (26 mil na UE) entre 15 de junho e 04 de julho para o inquérito realizado na sequência das eleições de 06 a 09 de junho.

Leia Também: Bolsas europeias em baixa, cautelosas devido às tensões no Médio Oriente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório