A diáspora é "o fator estratégico mais relevante da nossa vida nacional"
José Luís Carneiro, que foi Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, fez uma homenagem aos emigrantes portugueses pelo mundo, realçando o seu papel na vida nacional.
© Horacio Villalobos/Corbis via Getty Images
Política Emigrantes
O antigo ministro da Administração Interna, que também foi, no passado, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, enalteceu o papel dos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, na noite de segunda-feira.
"Talvez a diáspora seja o fator estratégico mais relevante da nossa vida nacional", disse Carneiro na CNN Portugal, admitindo que é expectável que o fenómeno da emigração venha "a acentuar-se na medida em que as próprias condições de mobilidade são muito mais fáceis do que no passado".
"Hoje, demora menos ir do Porto a Londres e até por custos inferiores do que ir do Porto a Lisboa. Todas estas alterações têm os seus efeitos", continuou, dando especial destaque à influência que os emigrantes têm na vida nacional, nomeadamente do ponto de vista económico.
"O fator mais relevante são as remessas dos emigrantes. Em 2003 alcançamos quase 4 mil milhões de euros. Se contabilizarmos estes 20 anos, temos mais de 63 mil milhões de euros de remessas dos emigrantes. Isto corresponde a três 'bazucas', para falarmos do PRR", comparou, realçando que "os nossos emigrantes contribuem para além das remessas, com investimentos concretos que fazem".
Para José Luís Carneiro, "os portugueses da diáspora constituem uma das grandes relíquias da nossa vida nacional, que tem de ser acarinhada pelos poderes públicos, pelo Estado e particularmente pela sociedade portuguesa, tal é o contributo que têm vindo a dar ao longo das últimas décadas".
Leia Também: Emigrante morre e irmã fica ferida em acidente a caminho de Portugal.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com