Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Vai haver mais dinheiro para apoiar as empresas"

A gestão dos cerca de 26 mil milhões de euros dos fundos europeus dados através do Programa Portugal 2020, servirão para ajudar na "competitividade da economia", segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, em entrevista ao SOL.

"Vai haver mais dinheiro para apoiar as empresas"
Notícias ao Minuto

17:20 - 09/08/14 por Notícias Ao Minuto

Política Castro Almeida

O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, em entrevista ao SOL, falou sobre a gestão dos cerca de 26 mil milhões de euros de fundos europeus que chegam através do Programa Portugal 2020.

Este novo quadro comunitário irá incidir mais “na competitividade da economia. Vai haver mais dinheiro para apoiar empresas”, revelou.

Mas outra grande preocupação passa pela empregabilidade. “Resolver o emprego passa por melhorar a competitividade. Se uma empresa for mais competitiva, vai faturar mais e pode aumentar o número de empregados ou aumentar os salários. Isto é o que vai resolver o maior problema dos portugueses: a falta de dinheiro no bolso.”

“Temos consciência de que as nossas empresas não vão crescer à custa do mercado interno. Por isso os fundos vão ser sobretudo dirigidos a bens e serviços que possam aumentar as exportações ou diminuir as importações”, afirma.

Relativamente aos apoios que poderão ser dados à educação, economia e Segurança Social, Castro Almeida refere que “não podemos deixar de olhar para a parte de trás do comboio, onde estão as crianças, idosos, doentes, dependentes de muitas natureza. Esses precisam da atenção do Estado”

Ainda sobre os fundos de Bruxelas, o secretário afirma que “a economia não aproveitou suficientemente os fundos europeus, porque foram dirigidos para as infra-estruturas e não para o crescimento económico”.

“O desafio que temos agora é lançar o crescimento e a criação de emprego. Tratámos de fazer o que era urgente, agora vamos fazer o que é importante”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório