Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PCP critica "conivência" de autarquias com concessão

A Direção da Organização Regional do Porto (DORP) do PCP criticou hoje a "conivência" e "cumplicidade" das autarquias com o processo de concessão da Metro do Porto, uma atitude que diz demonstrar "subserviência ao poder central".

PCP critica "conivência" de autarquias com concessão
Notícias ao Minuto

16:25 - 08/08/14 por Lusa

Política Metro do Porto

"O anúncio da cumplicidade dos presidentes de Câmara com o processo de concessão/privatização dos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto é revelador da subserviência ao poder central e da abdicação destes autarcas em defender o interesse da população e desenvolvimento da região", revelam os comunistas com comunicado.

O PCP reagiu assim ao anúncio da aprovação, com a abstenção do Conselho Metropolitano do Porto, do lançamento do concurso para a concessão da empresa Metro do Porto a privados.

Para a DORP do PCP "é uma mentira descarada apresentar a conivência com a concessão como estando associada à construção de novas linhas financiadas por fundos comunitários, sabendo o governo (e os autarcas) que o próximo quadro comunitário de apoio não contempla financiamento para infraestruturas".

O Partido Comunista considera que "a manutenção da concessão da Metro do Porto é lesiva do interesse do país e da Área Metropolitana", explicando que "os privados que detêm a concessão ficam apenas com a receita" e que despesas com manutenção, aluguer, limpeza, vigilância e custos da dívida caberão ao erário público.

"Um negócio que confirma a lógica desta política, onde a parte rentável - a exploração - juntamente com todos os meios materiais e humanos necessários à obtenção de lucros, sem risco associado, são transferidos para os grupos económicos à custa do erário público que fica com a dívida", criticam os comunistas do Porto.

Lembram ainda existirem câmaras municipais que, por proposta da CDU, aprovaram resoluções contra a concessão das empresas de transportes públicos pelo que se os respetivos autarcas "anuírem à concessão, estão a desrespeitar uma decisão do executivo municipal a que presidem".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório