Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 26º

Cotrim líder dos liberais europeus? Candidatura (só) durou 4 horas

Eurodeputado da Iniciativa Liberal vai agora candidatar-se a uma das vice-presidências. Atual presidente do grupo Renovar a Europa é agora a única candidata.

Cotrim líder dos liberais europeus? Candidatura (só) durou 4 horas
Notícias ao Minuto

09:06 - 25/06/24 por Notícias ao Minuto

Política Parlamento Europeu

Quatro horas foi quanto durou a candidatura de João Cotrim Figueiredo à liderança do grupo Renovar a Europa.

Segundo o eurodeputado da Iniciativa Liberal (IL), este curto período de tempo entre o anúncio da sua candidatura à presidência dos liberais no Parlamento Europeu e a desistência da mesma deve-se à "retirada de apoio de última hora de várias delegações".

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, Cotrim Figueiredo revelou ainda que, durante essas quatro horas, teve "discussões francas e frutíferas" com a atual presidente do grupo político, a eurodeputada francesa Valérie Hayer e que ambos concluíram que partilham "uma preocupação comum sobre a necessidade de fazer o Renovar a Europa evoluir em resposta às indicações que nos deram nos deram os últimos resultados eleitorais".

"Tendo isto em mente, decidi apresentar a minha nomeação para uma das vice-presidências […] a fim de contribuir […] para o reforço do grupo", acrescentou.

Cotrim de Figueiredo retira candidatura à liderança dos liberais europeus

Cotrim de Figueiredo retira candidatura à liderança dos liberais europeus

Cotrim de Figueiredo explica que decidiu não apresentar a candidatura à presidência do Renew Europe "após a retirada de última hora do apoio de várias delegações".

Notícias ao Minuto com Lusa | 21:39 - 24/06/2024

A votação decorre esta terça-feira, 25 de junho, em Bruxelas. Com a desistência de Cotrim, apenas Valérie Hayer, do partido de Emmanuel Macron, (re)candidata-se à presidência do Renovar a Europa.

A eurodeputada francesa do partido Renascença é a atual presidente do grupo desde janeiro, altura em que contou com o apoio de 101 deputados.

Apesar da sua experiência e das relações que já têm dentro do grupo e do Parlamento Europeu, Valérie Hayer foi confrontada nas Eleições Europeias com o facto dos liberais europeus terem perdido cerca de 30 deputados, ao contrário do que aconteceu em Portugal, onde a Iniciativa Liberal (IL), que tinha João Cotrim Figueiredo como cabeça de lista, teve um grande crescimento, em contraciclo com os resultados globais na Europa.

Leia Também: Cotrim de Figueiredo retira candidatura à liderança dos liberais europeus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório