Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 20º MÁX 28º

Cotrim Figueiredo candidata-se à liderança dos liberais europeus

Ex-líder da Iniciativa Liberal tomou a decisão "após ponderada reflexão e depois de contactos com numerosas delegações do Grupo Parlamentar Europeu Renew Europe". Vai enfrentar a atual líder, a francesa Valérie Hayer, do partido de Emmanuel Macron.

Cotrim Figueiredo candidata-se à liderança dos liberais europeus

João Cotrim Figueiredo, recentemente eleito eurodeputado pela Iniciativa Liberal (IL), vai candidatar-se à liderança do Renew Europe (Renovar Europa), grupo dos liberais no Parlamento Europeu, confirmou o Notícias ao Minuto junto do partido.

O ex-líder da IL irá, assim, enfrentar a atual líder, a francesa Valérie Hayer, do partido de Emmanuel Macron. A votação decorre na terça-feira, 25 de junho, em Bruxelas.

"Após ponderada reflexão e depois de contactos com numerosas delegações do Grupo Parlamentar Europeu Renew Europe, decidi apresentar uma minha candidatura à presidência do referido grupo parlamentar", anunciou João Cotrim Figueiredo em comunicado.

Na nota, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o eurodeputado considerou que "os resultados das últimas eleições europeias, em que o Renew Europe perdeu mais de 20% dos seus lugares, são um sinal de que algo precisa de mudar".

Frisando que "esta candidatura não é contra ninguém, mas a favor do projeto liberal europeu", o eurodeputado afirmou ter como objetivo "mostrar que o Renew Europe está preparado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades com agilidade e visão".

Reconheceu ainda que a "atual liderança parte em vantagem", uma vez que "já que possui experiência e relações duradouras nas estruturas do Grupo e do Parlamento Europeu".

"No entanto, esta não é a altura de fazer cálculos políticos. É, sim, altura de assumir com coragem que algo precisa de mudar a nível estrutural no Grupo Renew Europe e que quem assim considera tem a obrigação de estar disponível para corporizar essa mesma mudança", assinalou.

Já o partido justificou a decisão com facto de, "nos últimos tempos", ter começado a haver "uma vaga de fundo" dentro da Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa (ALDE) a "empurrar João Cotrim Figueiredo para se candidatar a presidente do Renew Europe" devido às suas "qualidades e capacidade de liderança"

"O grupo dos Liberais europeus perdeu cerca de 30 deputados e a Iniciativa Liberal teve bom resultado em Portugal e é um exemplo do liberalismo a crescer em contraciclo com os resultados globais na Europa", lê-se.

Recentemente, num encontro do ALDE em Vilnius, Lituânia, "João Cotrim Figueiredo fez um grande discurso sobre os valores liberais e os desafios que os liberais europeus têm de enfrentar após os resultados eleitorais destas eleições europeias".

No final do encontro, que decorreu entre 21 e 22 de junho, "direção do Alde Party apelou a que os seus eurodeputados" votem no ex-líder da IL.

Apesar de reconhecer que Cotrim Figueiredo "não tem vitória fácil", uma vez que "os franceses perderam cerca de metade da sua representação eleitoral, mas querem manter a atual liderança", o partido garantiu que o português se candidata como a "cara das reformas que é preciso implementar no grupo".

[Notícia atualizada às 16h54]

Leia Também: Costa no CE? "Talvez demonstre lá a coragem que aqui não demonstrou"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório