Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 26º

AR lamenta morte de piloto espanhol durante festival aéreo de Beja

A Assembleia da República lamentou hoje a morte do piloto espanhol Manuel Rey Cordeiro, que faleceu no início de junho num acidente no festival aéreo Beja Air Show.

AR lamenta morte de piloto espanhol durante festival aéreo de Beja
Notícias ao Minuto

15:01 - 21/06/24 por Lusa

Política Beja

O voto, apresentada pela Comissão parlamentar de Defesa Nacional, foi aprovado por unanimidade.

No dia 1 e 2 de junho, realizou-se na Base Aérea n.º 11 o Festival Aéreo Internacional Beja Air Show, organizado pela Força Aérea Portuguesa, inserido nas comemorações do 72.º aniversário da Força Aérea Portuguesa.

"Lamentavelmente, e de forma trágica, duas aeronaves da Patrulha Ibérica Yakstars acabaram por se envolver num acidente durante uma demonstração aérea, causando a morte de um dos pilotos e deixando outro ferido", recorda o voto.

Na sequência do acidente faleceu Manuel Rey Cordeiro, um dos elementos da patrulha ibérica Yakstars, uma equipa de exibição acrobática, primeira da história da aviação ibérica -- militar e civil, constituída por seis aeronaves com pilotos de nacionalidade portuguesa e espanhola.

"O piloto era definido pelos seus companheiros de voo como 'um dos mais talentosos e versáteis pilotos em Espanha e Portugal', voando desde aeronaves Airbus, até a aviões de acrobacia, passando por mono e multimotores", acrescenta o texto.

Natural de Vigo e a residir em Sigueiro, na Corunha, Manuel Rey Cordeiro, de 62 anos, tinha um longo percurso na aviação militar e civil, onde atualmente atuava como comandante de elite de uma conhecida companhia aérea espanhola e, ao longo da sua vida, acumulou inúmeros troféus.

O voto aprovado hoje salienta que a Força Aérea Portuguesa, responsável pela organização do evento, "sempre primou pela segurança e excelência nas suas operações".

"Este incidente, embora trágico, não diminui o valor e a importância do trabalho realizado por esta instituição, que continua a ser um pilar de competência e dedicação", sublinha o texto.

Leia Também: Presidente de junta do PS em Beja aplaude alterações à lei da imigração

Recomendados para si

;
Campo obrigatório